• Terça-feira, 16 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Governador decreta lockdown nos próximos dois finais de semana

Política

Governador decreta lockdown nos próximos dois finais de semana

Previsão dos especialistas em saúde da conta que o Brasil irá viver um verdadeiro inferno austral, nas próximas duas semanas, por conta da terceira onda de Covid-19 no país. Em Santa Catarina os leitos de UTI já estão praticamente com sua lotação máxima. Tudo reflexo das aglomerações sociais, oriundas das praias lotadas no verão e do feriado de Carnaval. É a estupidez humana pagando sua conta com a vida. Nada do que está por vir precisaria acontecer, se de fato houvesse civilidade abaixo da linha do Equador. Por aqui, um copo de cerveja com os amigos continua valendo mais do que a vida de uma mãe, de um pai, ou dos avós. Em Santa Catarina, governador Carlos Moisés da Silva (PSL) decretou lockdown entre as 23h de hoje e as 6h de segunda-feira, tanto neste, quanto no próximo final de semana.

Ensino Municipal só volta à normalidade dia 16 

Prefeitos e representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde de nossa região estiveram reunidos ontem à tarde, na sede da Amesc, em Araranguá, para deliberar sobre o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, o que estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 1º. O novo surto de Covid-19 em todo o país, que acabou acometendo Santa Catarina de forma avassaladora, no entanto, fez com que esta previsão fosse reavaliada.

Depois de muita discussão, foi decidido que as aulas presenciais serão iniciadas somente a partir do dia 16 de março, data em que se prevê que a situação que envolve o novo surto de Covid já esteja sob controle. Até lá, as aulas continuarão sendo via remoto, como se deu ao longo de praticamente todo o ano de 2020.

A decisão tomada ontem pelo colegiado reunido na Amesc, em princípio, não tem reflexos na Rede Estadual de Ensino, tampouco na Rede Particular de Ensino, onde as aulas já foram reiniciadas. “Trata-se de uma medida excepcional, que visa preservar as vidas humanas. Não podemos cometer a irresponsabilidade de liberar as aulas presenciais, diante de uma situação de pandemia real”, resumiu o presidente da Amesc, prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB). 

Quatro prefeituras forma novo consórcio de asfalto 

Mais um consórcio de usina de asfalto quente foi firmado em nossa região. Ele reunirá as prefeituras de Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e Passo de Torres. Aqui no Extremo Sul já existe um consórcio, nestes moldes, que reúne as prefeituras de Turvo, Jacinto Machado e Timbé do Sul, e que passará a contar também com a Prefeitura de Ermo. Afora estas duas situações, a Prefeitura de Meleiro já possui uma usina de asfalto própria, que deverá passar a atender outras prefeituras da região. Entre os municípios prospectados para esta parceria estão Araranguá, Balneário Gaivota e Morro Grande. 

Prefeito de Ermo renuncia presidência do CIS/Amesc 

Prefeito de Ermo, Paulinho Della Vechia (MDB), renunciou, ontem à tarde, a presidência do CIS/Amesc. Ele alegou motivos particulares para a renúncia, ressaltando que os compromissos junto ao executivo, e de ordem familiar, têm lhe impedido de se dedicar, como deveria, ao órgão. Por conta disto, o vice-presidente do CIS/Amesc, Almides da Rosa (PSDB), que é prefeito de Santa Rosa do Sul, assumirá o comando da entidade, que está passando por uma completa restruturação. Entre os problemas a serem encarados pela nova diretoria do CIS/Amesc estão uma Tomada de Contas Especial, por parte do Tribunal de Contas do Estado, e uma dívida acumulada, estimada em R$ 17 milhões. 

Dário Berger deverá ser o preferido do MDB do Sul do Estado 

Senador Dário Berger (MDB) deverá ser o candidato a governador dos emedebistas do Sul do Estado, em que pese as divergências que ele mantém com o ex-governador Eduardo Moreira (MDB). A prévia do partido, que escolherá quem disputará o comando do governo catarinense pela legenda, acontecerá no dia 15 de agosto. Além de Berger, também disputam a indicação o presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. O problema de Celso é que ele é do Oeste do Estado, o que dificulta sua penetração política em nossa região. Já Antídio é uma figura pouquíssima conhecida aqui no Sul, o que não lhe confere capilaridade nas bases do MDB sulista.

Auxílio doença negado? Veja o que fazer. Próximo

Auxílio doença negado? Veja o que fazer.

AMESC adotará aulas online por duas semanas Anterior

AMESC adotará aulas online por duas semanas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.