• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Lagartas na minha horta, e agora?

Geral

Lagartas na minha horta, e agora?

Para aqueles que possuem uma pequena horta, seja no pátio das casas ou mesmo em sacadas de apartamentos, já perceberam que de vez em quando as hortaliças plantadas aparecem cheias de lagartas ou, quando veem, só resta os talos. Nesse momento, busca-se soluções caseiras para enfrentamento ou até produtos químicos para o controle. Mas aí, o que devo fazer?

Primeiro, faz-se necessário ter a clareza de que é comum perder parte da produção, seja por ataques de insetos, doenças, nutrição e condições climáticas. Como a produção da horta não tem o interesse comercial e sim o autoconsumo, perder alguma não fará diferença para a família, diferente dos agricultores que esperam muitas vezes 6 meses ou mais para colher um produto e no final perdem tudo. Mesmo assim, fica o sentimento da perda daquilo que você plantou, regou e quando achou que iria comer uma planta fresquinha sem nada de agrotóxicos ou adubo químico, as danadas das lagartas comeram antes. E podem ter a certeza de que se as lagartas comeram é porque as hortaliças estavam boas.

Já que não adianta chorar pelo leite derramado, vamos ver o que podemos fazer para reduzir ou até eliminar esse problema. Mas antes disso, precisamos conhecer a biologia da lagarta. Ela é um inseto na fase jovem que depois na fase adulta se transforma em mariposas ou borboletas que irão pôr os ovos, geralmente na parte de baixo das folhas e, na sequência, mais lagartas.

A primeira recomendação é evitar o contato das mariposas ou borboletas com as plantas. Isso pode ser feito com um telado, da forma mais simples aos mais sofisticados. Evitando que o adulto chegue até a planta, não terá ovo e consequentemente, não terá lagarta. Não tem jeito de colocar um telado, usa o controle manual. Enquanto você faz a sua terapia de olhar as plantas, observa de baixo das folhas para ver se encontra os ovos. Encontrou, esmaga tudo. Uma leve esfregada de mão, já elimina a maioria das futuras lagartas. Ainda assim as danadas apareceram, vá até uma loja agropecuária e peça um inseticida biológico como o óleo de neem ou dipel e pulverize conforme a recomendação do fabricante.

Se depois de tudo isso as lagartas insistem em continuar aparecendo, deixe elas. Logo vão embora e com a paciência que todos nós precisamos ter, aproveitaremos o que sobrou ou plantaremos novamente.

Crédito da foto: www.cantinhojutavares.com

Por Reginaldo Ghelere

A difícil arte de poupar Próximo

A difícil arte de poupar

A Psicopatologia da Vida Cotidiana é tema de palestra na Acic Anterior

A Psicopatologia da Vida Cotidiana é tema de palestra na Acic

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.