• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida

Bem estar

Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida

Romper com os preconceitos e convidar a população para discutir a importância do cuidado com a saúde mental são os principais objetivos da campanha Janeiro Branco. A campanha surgiu em Minas Gerais no ano de 2014. Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com o objetivo de promover uma discussão maior do tema pela sociedade, como forma de ajudar a combater e prevenir diversos problemas que envolvem os conceitos de saúde mental; como a depressão, o suicídio, uso abusivo de drogas, alcoolismo, entre outros.

O mês de janeiro foi escolhido pelo simbolismo da virada do ano. Esse momento que leva a planejamentos, realizações, reorganização de projetos. Inícios e reinícios, a folha em branco à espera de uma nova história. Um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Por isso o objetivo da campanha é estimular as pessoas a começarem o ano pensando também em sua saúde mental. Desenharem uma nova história de seus aspectos mentais e emocionais.

Falar sobre saúde mental ainda é um tabu na nossa sociedade, é como se adoecêssemos somente fisicamente. Os casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, tem crescido consideravelmente e somente quem sofre com algum desses transtornos sabe a importância de falar sobre o assunto. Muitas pessoas acreditam erroneamente que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Grande engano.

Qualquer um pode ter questões para serem tratadas com um psicólogo e/ou psiquiatra. Seja devido a traumas, perdas ou solidão... de perto, ninguém é normal. Todos nós, em certo nível, temos alguma problemática de saúde mental. Mas atualmente vivemos um período onde hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e por isso associamos muitas vezes que a procura de uma ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. No entanto, é preciso muita coragem para encarar a si mesmo em um processo psicoterápico.

Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças, é criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida. A psicoterapia nos enriquece como pessoa. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendendo a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções. Por tudo isso é certo dizer que: quem cuida da mente, cuida da vida.

As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde. Sigmund Freud

Psicólogo Juliano Generoso Cechinel

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro Próximo

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Regina Duarte aceita convite para secretaria de Cultura de Bolsonaro, dizem interlocutores Anterior

Regina Duarte aceita convite para secretaria de Cultura de Bolsonaro, dizem interlocutores

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.