• Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. A espera da espera pela adoção. Como você está lidando com isso?!

Bem estar

Conteúdo patrocinadoConteúdo patrocinado

A espera da espera pela adoção. Como você está lidando com isso?!

A espera pela adoção nem sempre acontece como foi idealizada, no processo natural geralmente a espera é bem mais longa do que se deseja. Muitos pretendentes a adoção ainda nem entraram na fila, alguns realizaram o curso de preparação para pais adotivos, mas a ansiedade continua por ter que esperar a visita social, a entrevista, a parte burocrática necessária, o entrar na fila, principalmente na época em que estamos vivenciando o “ficar em casa”, onde muitas visitas precisaram ser canceladas.

Como lidar com isso?

É importante lembrar que cada um tem seu momento para seguir no processo, alguns fazem o curso e já preparam os papéis para dar seguimento, outros preferem aguardar e refletir um pouco mais a respeito da escolha feita, outros conotam muita ansiedade e entendem a espera como algo injusto por demorar mais do que planejaram, enfim...

Todo o processo por mais moroso que seja tem um sentido! Ele é um tempo de amadurecimento na espera, podemos entender como a seqüência do curso realizado anteriormente, na qual surgem muitas questões emocionais, que o tempo e o acompanhamento, faz com que sejam refletidas e necessárias.

O curso para pretendentes à adoção, por exemplo, se todos os pais pudessem fazer, sejam pais biológicos ou adotivos com certeza estariam mais preparados para o papel de pais, pois filho não tem manual de instrução não é mesmo?!
Mas o processo de adoção sim, nos dá possibilidades de preparação, reflexão, escolhas, que biologicamente não são vistos com a mesma conotação.

Na maioria das vezes a entrega da documentação, e outros requisitos necessários para estar oficialmente na fila demonstram que o processo de ansiedade caminha junto, pois além da espera, surgem os questionamentos: externos da família perguntando quando vai chegar a criança, que vai foi tudo organizado e preparado com tanto carinho para a chegada, e porque ainda não veio...

É como dormir e acordar todos os dias esperando uma notícia, um telefonema, uma visita, uma chegada, a ansiedade pelo desconhecido dia que demora tanto a chegar. Se tem a consciência do possível tempo de espera de acordo com as escolhas no cadastro, mas é claro que quando se quer muito algo, o desejo de antecipação é seqüente.

Por mais que seja angustiante a espera pela adoção, uma forma de mudar esta percepção, é ter um olhar de que nunca é um dia a mais , e sim um dia a menos que passou de espera, que cada dia é uma página na construção dessa história, uma caminhada que pode ser leve e gratificante, ou não. Isso vai depender das suas escolhas.

Que o período de ansiedade pode ser saudável e possível, e o processo de espera seja uma caminhada prazerosa. Onde pode-se aproveitar todos os momentos de preparação para a chegada deste filho nos seus mínimos detalhes, e construir boas histórias para ser lembradas, pois esta também faz parte do processo de gestação adotiva.

Viver o processo de gestação adotiva pode ser a construção positiva de uma linda história, com muita reflexão, preparação, e amor por este ser lindo que fará para desta família. Mas para que seja saudável é preciso ser natural, uma escolha dos futuros pais e aceitação da família como um todo.

Portanto a preparação é necessária, para saber trabalhar com esta espera. Muitas vezes a falta desse preparo causa desistência do processo iniciado ou apenas o seguimento sem saber o que espera.

O acompanhamento psicológico individual e do casal no processo adotivo auxilia no melhor entendimento do processo emocional, na prevenção das dificuldades, ansiedade, angustias, inquietudes tão inerentes no processo de adoção na qual o acolhimento profissional pode fazer toda diferença.

Acalmar e acalentar um coração é necessário para receber e cuidar de outro coração! Pense nisso. O que você tem feito por você neste momento de espera?

Janaina de Aguiar Cibien
Psicóloga CRP 12- 02464

Para maiores informações entre em contato via Whatsapp

Quero saber mais! Patrocinado
Famílias associadas têm benefícios exclusivos no Hospital São Judas Tadeu Próximo

Famílias associadas têm benefícios exclusivos no Hospital São Judas Tadeu

Up town Anterior

Up town

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.