• Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. A forma plena de viver!

Bem estar

A forma plena de viver!

Buscamos a felicidade como meta existencial. Desejamos, incessantemente, alcançá-la e desfrutá-la. Mas no meio desse caminho, que quase sempre não valorizamos, somos conduzidos contra a nossa vontade, a lugares não tão agradáveis. Somos convidados, compulsoriamente, pelos mecanismos da vida, a nos relacionar com aspectos dolorosos e sombrios de nós mesmos e do mundo. A dor bate a nossa porta, o sofrimento chega e cresce dia após dia. Faltam as forças, achamos que não vamos conseguir. Pensamos em desistir, pois não vemos mais saída. Nos encontramos perdidos em meio ao caos.

Mas como dizia Nietzsche: “É preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela dançante.” Por isso, as dificuldades da vida estão sempre a serviço de algo maior. Elas nos impulsionam para o nosso próprio desenvolvimento interno. Objetivando alcançar o equilíbrio e a harmonia do ser. É um processo de lapidação. A pedra bruta é trabalhada para que o diamante se faça presente. É o aprimoramento da alma.

Na vida é necessário, muitas vezes, perder-se para assim achar-se. É no caos que se inicia a reconstrução, possibilitando novas formas: de ver a vida, de nos conectar conosco e com o mundo a nossa volta. Fazendo de nós, seres menos rígidos e mais maleáveis. Através dessa reconstrução, nos transformamos. 

Por isso, não existe o acaso. Tudo o que nos acontece na vida, de alguma forma atraímos, por conta desse propósito maior: a totalidade do ser.

Por mais longa e escura que seja a noite, ao amanhecer sempre é vencida pela luminosidade do sol. As provações que hoje estamos vivenciando, certamente vão passar. Que possamos nesses momentos difíceis, diante da dor de um momento, não se deixar dominar pelo desespero. Desistir não é a solução. Busquemos a ajuda profissional e daqueles que amamos, para superar tais dificuldades. Pois o sol logo se fará presente e aquela escuridão que enfrentamos se transformará em aprendizado, com isso nos fortalecemos e crescemos.

As dificuldades da vida são fundamentais diante do nosso desenvolvimento psicológico. Precisamos delas para que possamos sair da nossa zona de conforto. Pois a vida é essa grande escola, e nós enquanto alunos, devemos estar abertos ao aprendizado, mesmo que ele venha através de lições que, por vezes, não compreendemos. A felicidade nunca poderá ser encontrada, se olharmos para fora, mas sim para dentro de nós. Mesmo se o mundo a nossa volta esteja em pedaços, a encontraremos se estivermos inteiros.

 

Psicólogo Juliano G. Cechinel

 

Geovania entrega mais R$ 1 milhão ao Hospital Santa Catarina Próximo

Geovania entrega mais R$ 1 milhão ao Hospital Santa Catarina

Professor da Unesc avalia os avanços no que diz respeito à pesquisa sobre a Covid-19 Anterior

Professor da Unesc avalia os avanços no que diz respeito à pesquisa sobre a Covid-19

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.