• Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. A vida é uma constante mudança!

Bem estar

A vida é uma constante mudança!

Um homem morava no deserto com seus quatro filhos. Querendo que eles aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, os enviou para uma terra onde havia muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano. O primeiro filho foi lá no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono. Quando todos retornaram, os reuniu e pediu que cada um descrevesse o que tinham visto. O primeiro filho disse que as árvores eram feias, tortas e retorcidas. O segundo filho disse que elas eram recobertas de botões verdes e cheias de promessas. Já o terceiro filho discordou, dizendo que elas estavam cobertas de flores, sendo esta a visão mais linda que já havia visto. O último filho discordou de todos eles, disse que as árvores estavam carregadas e arqueadas, cheias de frutas e muita vida. O homem, então, explicou a seus filhos que todos estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida das árvores. Ele falou que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação, e que a essência só pode ser medida ao final, quando todas as estações estiverem completas.

Assim é a nossa vida, como tudo no universo, estamos em constante transformação. Como a árvore, passamos pelas mais diversas estações e com elas, significativas mudanças. Muitas coisas que faziam sentido no passado, hoje se tornaram obsoletas. Nossa visão de mundo atual provavelmente será diferente no futuro. Gostos que se alteram, desejos que se intensificam, sentimentos que surgem, talentos que são aprimorados: encontros, desencontros, amores, dissabores. Relações que se fortalecem e se transformam diante das mudanças, outras que não se sustentam diante dessa troca de estações.

Seguir o fluxo da vida, assim como a água de um rio que não pode ser contida mas sim acompanhada, é o grande propósito. Diante do inevitável inverno, não podemos nos entregar perante as dificuldades da vida: abandonos, ausências, carências, doenças, falências, traições...grandes ilusões. Desistir nunca é a solução, compreender a necessidade dessa estação é o caminho a percorrer. Para que coisas novas possam nascer e se desenvolver. Se hoje estamos envoltos ao frio do inverno com todas as suas consequências, devemos buscar a força interna para superá-las, pois a primavera estará logo ali com todas as suas cores e perfumes, o afetuoso calor do verão se aproxima, o introspectivo e renovador outono está a caminho. 

Todas as fases chegam e passam. O nosso foco deve ser sempre o todo e não apenas um momento, uma única estação. Esse é o olhar que devemos ter perante nós mesmos e também com relação à vida. Desenvolvendo essa consciência, nos fortalecemos para enfrentar as tempestades que o inverno nos trará. Com a certeza e a confiança que o sol voltará a brilhar e logo as flores darão o seu espetáculo diante da vida. 

“Belas flores nascem após rigorosos invernos! Não tenha medo das dificuldades da vida, pois elas podem lhes trazer grandes jardins.” Augusto Cury

 

Psicólogo Juliano G. Cechinel

Whats: (51) 994640131

 

 

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020 Próximo

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

UaaaU lança coluna de Silvio Paladini Anterior

UaaaU lança coluna de Silvio Paladini

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.