• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Drenagem Linfática: desincha ou modela?

Bem estar

Drenagem Linfática: desincha ou modela?

Drenagem linfática manual é a campeã de audiência nas clínicas de estética. Também conhecida como massagem linfática, é uma técnica que tenta auxiliar o organismo num processo natural para eliminar as toxinas resultantes do trabalho do metabolismo e drenar os líquidos que devem ser eliminados.

Entendendo melhor o sistema linfático, ele trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa. Sendo responsável por regular o sistema imunológico, filtrar o sangue e remover toxinas que podem prejudicar o organismo e causar doença. Quando esse sistema fica lento e ocorre algum tipo de bloqueio no seu funcionamento, o corpo tende a acumular toxinas.

A massagem é aplicada com movimentos rítmicos e de pressão leve para estimular o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete entre outras manobras. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Mas não se iluda, a drenagem linfática não emagrece por si só! Ela vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo.

A drenagem linfática não pode deixar hematomas no corpo, isso significa que algum vaso sanguíneo foi rompido. Normalmente isso acontece quando o profissional que está aplicando a técnica, mistura drenagem linfática com a massagem modeladora ou outros tipos de tratamentos. Mesmo assim, nem mesmo a modeladora deveria deixar esse tipo de marca.

Por isso, é preciso ter atenção, pois várias técnicas de massagem são utilizadas de maneira inadequada e denominadas, falsamente, de drenagem linfática manual, causando prejuízos aos pacientes.

Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, pernas cansadas, pós-operatório de varizes, edema no período pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.

Contraindicações da drenagem linfática: infecções agudas, flebites e tromboflebites (inflamação dos vasos), neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e febre.

E grávida? Pode fazer?

Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, pois diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, devendo assim procurar um profissional capacitado, um fisioterapeuta dermato-funcional ou uma esteticista.

Agora que entendemos um pouquinho mais sobre drenagem linfática, observamos que a função é desinchar e não modelar. O “modelar” acaba acontecendo porque  retiramos o líquido acumulado no tecido e as formas originais do corpo aparecem.

Bom gente, com tantos benefícios, não é à toa sua fama né, e merecidamente...

 Exposição na Unesc busca conscientizar sobre a degradação do Rio Criciúma Próximo

Exposição na Unesc busca conscientizar sobre a degradação do Rio Criciúma

O tempo cura??? Anterior

O tempo cura???

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.