• Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Bem estar
  3. O poder do preenchimento com Ácido Hialurônico para a pele

Bem estar

O poder do preenchimento com Ácido Hialurônico para a pele

O ácido hialurônico é um ativo bastante indicado pelos dermatologistas, devido aos seus inúmeros benefícios para o organismo e pele. Saiba quais são eles e em quais tratamentos essa substância pode te ajudar a ter uma pele saudável e bonita aqui no Beleza com Saúde.

O que é Ácido Hialurônico?

O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Ele é encontrado no organismo, mas com o passar do tempo sua produção diminui, precisando ser reposto em formato de tratamento. A substância é responsável por preencher os espaços entre as células e é bastante utilizada para redução de sulcos na pele (o famoso “bigode chinês”), rugas e linhas de expressão. Além disso, é uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisa.

A diminuição da produção do ácido hialurônico pelo corpo, que ocorre a partir dos 25 anos, afeta diretamente a pele, ocasionando o aparecimento das rugas, da flacidez e a perda do viço. Repor esse ativo é importante para um ótimo tratamento facial e deve ser feito assim que os primeiros sinais de envelhecimento surgirem, podendo ser realizado em forma de preenchimento e com dermocosméticos que utilizam a substância em sua formulação, sem procedimentos invasivos.

Bottox Shake combate às rugas e linhas de expressão

Existem dois tipos de rugas: dinâmicas, que são causadas pelo movimento dos músculos faciais constantes, e estáticas, que ficam visíveis mesmo quando não movimentamos os músculos do nosso rosto.

As rugas surgem com a diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico em nosso corpo, que são responsáveis pela firmeza e preenchimento, consequência do envelhecimento natural da pele. Além disso, fatores externos como exposição solar sem proteção, má alimentação e vícios como o fumo também influenciam.

Para combater as rugas e linhas de expressão, o ácido hialurônico pode ser usado em forma de dermocosméticos, comprimidos e preenchimento, suavizando esses sinais da idade. É uma ótima forma de tratamento, pois preenche os espaços que surgem entre a derme e a epiderme, garantindo hidratação e uniformidade à pele.

Tem alto poder de hidratação

A maior característica do ácido hialurônico é o seu poder de hidratação. Ele possui uma alta capacidade de reter água, até cerca de mil vezes o seu peso! Se você se mantém bem hidratada, sua pele fica saudável, com viço e radiante.

Com o passar dos anos, a produção do ácido hialurônico pelo nosso organismo chega a diminuir cerca de 1/3, deixando a pele desidratada e sem densidade. A reposição da substância através de dermocosméticos devolve a elasticidade, a hidratação e restaura a aparência saudável da pele.

10 mitos e verdades sobre o ácido hialurônico

É diferente de toxina botulínica? Todo mundo pode usar? Descubra tudo aqui!

O nome pode até parecer meio difícil em um primeiro contato, mas o ácido hialurônico é uma das substâncias mais simples e seguras no universo dos tratamentos para a pele.Trata-se de algo que já temos naturalmente no corpo, e o risco de rejeição pelo organismo é mínimo.

À medida que os anos passam, vamos perdendo o ácido hialurônico – faz parte do envelhecimento natural de qualquer ser humano –, o que aumenta a flacidez. Aí entram os tratamentos estéticos: ele pode ser injetado diretamente na pele.“ Bigode chinês” (aqueles sulcos que surgem ao redor da boca), lábios, olheiras, contorno da mandíbula e mãos são as partes do corpo que mais recebem ácido hialurônico nos consultórios odontológicos e nas rotinas de cuidados com a pele em casa.

Pode-se usar ácido hialurônico com qualquer idade?

VERDADE. Desde que haja a indicação de um/a Dentista ou dermatologista, o ácido hialurônico pode ser usado por pacientes de qualquer idade, mesmo bem jovens.

Cremes e séruns com ácido hialurônico são a mesma coisa que ácido hialurônico injetável

MITO. Os cremes e séruns com ácido hialurônico têm o objetivo de melhorar a hidratação e a textura da pele, recuperando-a gradativamente quando não há marcas tão fortes. Já o ácido hialurônico injetável preenche instantaneamente sulcos mais profundos. O uso de um ou de outro depende das necessidades de cada pessoa, que devem ser avaliadas por um/a dentista ou dermatologista.

Ácido hialurônico injetável e botox são a mesma coisa

MITO. São produtos e procedimentos completamente diferentes. Botox é um nome comercial para a toxina botulínica, e seu uso é para a prevenção e o tratamento de rugas estáticas ou dinâmicas. Ele é injetado no músculo para relaxá-lo e diminuir sua ação na formação das rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico, por sua vez, é usado para preencher sulcos e/ou locais onde falta volume na pele, não no músculo. Também é indicado para melhorar o viço, a hidratação e a textura cutâneos.

Preenchimentos com ácido hialurônico injetável e com botox podem ser feitos no mesmo dia

VERDADE. A combinação dos dois procedimentos é inclusive benéfica e produz um resultado melhor.

Fumantes correm risco de ter complicações após a aplicação do ácido hialurônico injetável

MITO. Mas a durabilidade do produto é reduzida pelos agentes químicos presentes no cigarro.

A aplicação do ácido hialurônico injetável é dolorida

DEPENDE. Cada pessoa sente dor de uma forma. Há quem ache fazer tatuagem um passeio no bosque e fique batendo papo durante a sessão, há quem ache uma pequena tortura que só vale a pena porque o resultado é bonito. O mesmo ocorre com a aplicação de ácido hialurônico: a tolerância de cada pessoa varia. Para minimizar o desconforto, os médicos fazem anestesia tópica quando o paciente pede.

Esteticistas podem aplicar ácido hialurônico injetável em seus consultórios

MITO. Alerta vermelho aqui, miga! A aplicação do ácido hialurônico injetável é um procedimento minimamente invasivo, por isso só pode ser realizada por médicos e dentistas.

Grávidas e lactantes não podem usar ácido hialurônico indiscriminadamente

VERDADE. Não há uma contraindicação absoluta, mas também não existem estudos suficientes que garantam a segurança do ácido hialurônico no organismo nestes períodos da vida da mulher. Por isso, os médicos não recomendam que suas pacientes usem cremes e séruns ou façam preenchimentos injetáveis com ácido hialurônico quando estão grávidas ou amamentando.

Quem faz aplicação de ácido hialurônico precisa usar protetor solar sempre

VERDADE. Mas aqui tem uma pegadinha: TODAS as pessoas precisam usar protetor solar sempre, aplicando-o pelo menos duas vezes por dia, para se proteger contra os raios ultravioletas do sol (UVA e UVB) e se prevenir contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce da pele. No que diz respeito ao ácido hialurônico em si, os resultados de sua ação não são afetados pela exposição ao sol.

Monalisa Modas promove coquetel fashion para as Debutantes 2019 do Grêmio Fronteira Próximo

Monalisa Modas promove coquetel fashion para as Debutantes 2019 do Grêmio Fronteira

Henrique Fogaça em Nova Veneza Anterior

Henrique Fogaça em Nova Veneza

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.