• Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Do desafio à criatividade: conheça o Projeto Casas Personalitê

Imprensa livre

Do desafio à criatividade: conheça o Projeto Casas Personalitê

Arquitetos demonstram criatividade ao projetar casas para condomínio fechado em Tubarão

Um grupo de renomados arquitetos de Tubarão foi desafiado pela Weber Empreendimentos a criar projetos de casas para clientes hipotéticos de terrenos de alto padrão, no Quinta do Lago Residence, o primeiro condomínio fechado da Cidade Azul. O projeto é intitulado Casas Personalitê, quando a Weber oferece aos interessados a garantia de entrega de um terreno à escolha do cliente, com projeto, liberação de licenças, construção desde o alicerce até o acabamento e a entrega da casa com as chaves na mão. Tudo financiado direto pela empresa em até 120 parcelas, ou 10 anos.

Os escritórios de arquitetura Silvana Caporal, Heloísa Vicente, Graziele de Souza, Juliana Loffi, Isabela Faraco, Rodrigo Althoff e a Arco A, com o trabalho coordenado pela arquiteta Sofia Althoff, aceitaram o desafio. Em um evento no próprio condomínio fechado, na tarde da última terça-feira (11) cada profissional teve a oportunidade de apresentar e defender suas ideias. Além dos profissionais, estavam presentes imprensa, arquitetos e Dona Renata Weber e Fernando Weber, diretores da empresa e a empresária Flávia Bianco. Foi servido um lanche pelo Chefe Luciano, do Bistrô do Bepe. Tudo no salão de festas do condomínio, que já está concluído.

Para Fernando Weber, diretor Administrativo da Weber Empreendimentos, esta integração da empresa com os arquitetos de Tubarão, abre espaço para a aplicação de novos conceitos, mais modernos e ligados aos perfis dos futuros moradores do empreendimento. “Identificamos que os clientes, atualmente, querem casas prontas, com projetos clássicos, mas ousados, perfeitamente integrados ao ambiente do condomínio fechado. Com os trabalhos notáveis dos arquitetos e as experiências da Weber, podemos entregar casas prontas atendendo as necessidades dos usuários”, completa Weber

Ao defender o projeto feito exclusivamente para o desafio da Weber, o professor e arquiteto Rodrigo Althoff de Medeiros disse que entre os critérios, uma vez que o cliente é hipotético, foram levados em conta o padrão do empreendimento, a integração com a natureza e as linhas de obras contemporâneas. Althoff elegeu um terreno de esquina e projetou uma casa de um pavimento, com 240 metros quadrados. “Apostamos no aproveitamento da luz solar, nos materiais contemporâneos, com uma arquitetura mais limpa, com poucos adereços. Um dos atrativos é um grande painel de vidro na fachada da parte social”, esclarece.

Juliana Loffi comemorou o desafio afirmando ter sido possível “um novo olhar sobre a arquitetura”, e apresentou um projeto integrando a experiência dos trabalhos já realizados, com as solicitações dos clientes e apostou no sonho e no desejo que os clientes têm em morar em um ambiente que possa oferecer todas as conveniências de uma cidade bem estrutura, mas sem todas as ofertas e facilidades estarem aparentes. “Mais ou menos como morar no interior”, destaca, citando ainda a qualidade que o padrão Weber entrega aos moradores. “Nosso projeto integrou a qualidade de vida à obras”, destaca, lembrando que a cada dia o cliente está mais exclusivo, exigente, sofisticado e aos mesmo tempo funcional.

O projeto de Juliana Loffi oferece linhas retas e contemporâneas, com painéis móveis. “Nosso desafio neste projeto foi oferecer uma casa sem um cliente específico e sem plano de necessidades pré-estabelecido”, antecipa Silvana Caporal. Fizemos uma projeção de uma família que habitaria nossos ambientes: casal, dois filhos e um bichinho de estimação. “A casa vem com oferta de liberdade total, integrando as áreas externas e internas, com contato efetivo ao ambiente natural, uma vez que o condomínio possibilita esta integração”, ensina Silvana. O projeto oferece varandas amplas, dois pisos e uma piscina à vista de quem passa na rua. O terreno do desafio, escolhido por Silvana Caporal tem uma inclinação considerável.

Grávida de 9 meses, à espera do segundo filho, Heloísa Vicente ensina que “uma casa moderna precisa ter uma bela vista e ser atemporal. Nosso projeto traz a coabitação integrada ao paisagismo”. A casa projetada tem 4 quartos no piso superior, área de serviço independente, para um caso de viagem da família, cozinha e ambientes íntimos bastante amplos e uma piscina. A profissional abusou na integração da obra ao terreno e projetou o uso de madeiras.

Para Sofia Althoff, da Arco A Arquitetura e Construção, o desafio da Weber serviu para que os profissionais pudessem abusar da criatividade e da inventividade. “Nosso projeto explorou a questão da incidência do sol e do sombreamento, além da integração dos ambientes social, íntimo e a circulação, além da proximidade com a rua, lembrando que é um condomínio fechado”. O terreno escolhido pelos profissionais da Arco A é inclinado. Com previsão de escritório e três suítes, o projeto tem linhas contemporâneas e uso de materiais na sua forma bruta, com concreto aparente de madeiras.

As arquitetas Isabela Faraco e Graziele de Souza, com compromissos previamente assumidos, não compareceram, mas fizeram a apresentação e defesa dos seus projetos por meio de vídeos. Ambas destacaram as linhas dos imóveis, com plena integração ao ambiente bastante natural do Quinta do Lago Residence e aos perfis dos terrenos.

Para a gerente comercial da Weber Empreendimentos, Sirlene Cardoso, este evento atrai a atenção da comunidade e dos profissionais arquitetos para a categoria do Quinta do Lago Residence. “Nosso empreendimento é altamente qualificado e garante qualidade de vida aos investidores e moradores”, assegura. O gerente da Projetar Imobiliária, de Tubarão, Carlos de Souza, destaca que o projeto da Weber é único, ao oportunizar a entrega de casas prontas a quem deseja evitar a gestão da obra. “Nosso cliente pode escolher o terreno, o projeto e a forma de pagamento super facilitada pela Weber e ainda evitar os inconvenientes de administrar uma obra”, ensina.

Advogado Osmar Nunes Júnior tomará posse como desembargador na próxima quarta-feira Próximo

Advogado Osmar Nunes Júnior tomará posse como desembargador na próxima quarta-feira

Ly Llaz recebe as Debutantes Anterior

Ly Llaz recebe as Debutantes

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.