• Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
  1. Home
  2. Eleições 2020
  3. Arroio do Silva terá quatro candidatos a prefeito neste ano

Eleições 2020

Arroio do Silva terá quatro candidatos a prefeito neste ano

Progressistas de Balneário Arroio do Silva realizou convenção ontem à noite e deliberou por disputar a majoritária com chapa pura. O vereador Edmilson Aguiar será candidato a prefeito, e o engenheiro civil Dionatan Giusti será candidato à vice. Em princípio, o candidato da sigla seria Jairo Borges, mas ele declinou da possibilidade de disputar o executivo depois que o diretório do partido sofreu intervenção estadual. Em Arroio, também disputarão a prefeitura Evandro Scaini (PSL) e Carlos Scarsanella (PSL), como ainda Everton Pinto (PDT) e Nito de Paula (PT) e Daniel Motta (SD) e Ranieri Cardoso (SD). Esta última dupla terá o apoio do prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro (PSDB). Havia a expectativa de que o Progressistas se unisse ao bloco situacionista, manifestando apoio branco ao mesmo. O comando do partido, no entanto, optou pelo fortalecimento da sigla diante das urnas em 2020.  

 

Daniel Viriato terá Anísio como vice em Araranguá   

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso (PP), concorrerá ao comandado do executivo tendo o ex-vereador Anísio Prêmoli (PDT) como seu candidato a vice. Anísio foi candidato a prefeito em 2016, só que pelo MDB, partido pelo qual militou desde sua tenra juventude. No início deste ano ele migrou para o ninho brizolista, a convite do presidente do PDT araranguaense, Airton de Oliveira, o Barão, se consolidando dentro da sigla como o principal nome para a disputa majoritária. Desde então, os laços como o Progressistas foram se estreitando, até resultar a união sacramentada ontem, durante convenção municipal. A coligação contará ainda com PT, Podemos, PSL e PSB.   

Interessante observar que a candidatura de Daniel representa, também, o início de uma nova Era no Progressistas da Cidade das Avenidas. Ao longo das últimas quatro décadas a sigla permaneceu sobre forte influência do ex-prefeito Antônio Eduardo Guizzo, o Dau, e do atual prefeito Mariano Mazzuco Neto. Dau já não está mais sequer filiado a legenda. Mariano, por sua vez, está dando sua carreira político-eleitoral por encerrada, ao término do atual mandato. Caso Daniel vença o pleito, ele será candidato natural à reeleição em 2024. Caso perca, também será naturalmente lembrado para uma nova disputa, por conta do legado semeado neste ano. Tanto em um caso, quanto em outro, o partido tende a se abrir para novas alianças, perdendo, também, muito do estigma conservador que o tem norteado há quase meio Século em Araranguá.   

 

PSC de Gaivota lançará somente chapa majoritária   

Candidato a prefeito pelo PSC de Balneário Gaivota, Ronaldo Coelho Pereira, diz que está entusiasmado com a receptividade que vem recebendo da população. Em um projeto bem autoral, Ronaldo, que é advogado, irá disputar a prefeitura com chapa pura, tendo como candidato a vice Anderson Nascimento. O PSC não irá disputar o legislativo, e, por conta disto, o foco na disputa pelo comando da prefeitura será total. Em princípio, a pauta de propostas da dupla está bastante ligada às questões sociais do município, já que paralelo as suas atividades na advocacia, Ronaldo desenvolve uma série de projetos ligados ao auxílio aos mais necessitados. “O Balneário Gaivota de verdade é muito carente, e bem diferente das fotos dos cartões postais. Se eleito, quero me dedicar aos mais humildes”, ressalta.   

 

Gaiola, Eder Mattos e Beto Biava vão disputar reeleição   

MDB de Jacinto Machado confirmou candidatura à reeleição do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, tendo como candidato à vice o vereador José Francisco de Aguiar, o Zezinho (PSL), que é egresso do Progressistas. A aliança terá o apoio do PSDB, PTB, Democratas, Podemos e Cidadania. Pela oposição foi confirmada a candidatura da vereadora Maria Terezinha Zanatta (PP), que terá como candidato a vice o também vereador Vilmar Nardi Pereira, o Chiquinho da Rampa (PSD), que é egresso do MDB. Em Meleiro, o prefeito Eder Mattos (PL) confirmou sua candidatura à reeleição, tendo como candidato a vice Pedro Luiz, o Cotoco, também filiado ao PL. Em Timbé do Sul o prefeito Beto Biava (PP), do mesmo modo, confirmou sua candidatura à reeleição, tendo Téio Baesso (PSL) como seu vice. Em tempo, ontem foi um dia muito triste para Beto e sua família. Seu pai, Alfredo Biava, faleceu, aos 88 anos.   

 

PP e PSD de Santa Rosa do Sul chegam a acordo   

Progressistas e PSD de Santa Rosa do Sul chegaram a um acordo e decidiram disputar o executivo municipal unidos, novamente. A diferença em relação a 2012 e 2016 é que, agora, o PSD aceitou ser vice, ao contrário dos pleitos anteriores, nos quais encabeçou a majoritária. O candidato a prefeito da dupla será o atual vice-prefeito Nelmo Emerim (PP), que terá como companheiro de chapa ou vereador Moisés Réus (PSD) ou o ex-secretário municipal Dorinha Oliveira (PSD). A dupla defenderá a continuidade da atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD). A oposição será representada por Almides da Rosa (PSDB) e Pedro Dávila da Cunha (MDB). A negociação que envolveu o Progressistas e o PSD sulsantarrosense foi a mais demorada dentre todas as alianças compostas em nossa região, com visas a disputa majoritária deste ano. Literalmente, o acerto só aconteceu nos últimos minutos do último dia de convenção.

Exclusivo Pet Shop inaugura em Araranguá com serviços diferenciados Próximo

Exclusivo Pet Shop inaugura em Araranguá com serviços diferenciados

Município do Arroio do Silva vai fazer teste em massa na população Anterior

Município do Arroio do Silva vai fazer teste em massa na população

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.