• Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
  1. Home
  2. Política
  3. Kekinha cumpre primeira promessa de campanha

Política

Kekinha cumpre primeira promessa de campanha

Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), cumpriu ontem com sua primeira promessa de campanha. Destinou duas retroescavadeiras para os dois conselhos agropecuários do município, e ainda aumentou em 20% o repasse dos recursos do executivo para os dois órgãos associativos. Estas ações estão elencadas entre as 45 metas da gestão do prefeito recém empossado, e de seu vice, Jonatã Coelho (PSL). “Vamos cumprir com todas as metas, sem exceção”, reafirmou o prefeito.

 

Renovação pode atrapalhar mais do que ajudar

A renovação na política tem sido uma temática constante nas últimas eleições. Esta tendência começou em 2014, em meio ao movimento pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e adentrou os pleitos eleitorais de 2016, 2018 e 2020. Grosso modo, “de uma hora para outra”, o novo passou a ser a salvação da lavoura. Este pensamento, no entanto, não corresponde necessariamente a verdade, quando o assunto é política.

Quando me refiro a políticos novos, não estou pontuando a falta de experiência administrativa propriamente dita. Não tem nada a ver com o fato do eleito ter ocupado, ou não, algum cargo político no passado. Todavia, tem tudo a ver com o fato do eleito estar inteirado, ou não, com o meio político. Conheço excelentes prefeitos que nunca haviam ocupado qualquer função pública. Porém, sempre respiraram política, sempre estiveram atentos aos movimentos políticos e administrativos.

O perigo para a administração pública, quando o cargo é eletivo, está no fato do cidadão chegar ao poder meramente por modismo. Neste cenário, por exemplo, se entrega uma prefeitura, uma presidência de Câmara Municipal, ou mesmo uma cadeira de vereador, a quem não tem a mínima ideia do que é a gestão pública. É como se entregar um avião em pleno voo a quem não tem a mínima noção de pilotagem.

Ainda que possa não parecer, o prejuízo é grande para o município, representado, de forma invariável, pela malversação de dinheiro público, perda de recursos, aprofundamento dos problemas econômicos e sociais, e aí por diante. Por conta disto, sempre é bom manter a atenção para que o novo não seja tão novo assim, em qualquer eleição.

 

Zé Milton é o novo líder do Governo do Estado

Deputado estadual José Milton Scheffer (PP) será o novo líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa. O convite ao sombriense foi oficializado ontem pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL), e aceito por Zé Milton, finalizando alguns dias de negociações com este intuito. O parlamentar sempre foi um fiel escudeiro de Carlos Moisés, e um dos poucos a permanecer ao lado dele durante o processo de impeachment que chegou a afastá-lo da governadoria.

 

Impasse deixa futuro do CIS/Amesc incerto

Reunião para tratar do futuro da CIS/Amesc atraiu apenas metade dos prefeitos recém empossados, ou reeleitos da região. Por conta disto, não houve possibilidade de se alinhavar uma nova diretoria para o Consórcio, que, em princípio, trata dos assuntos de interesse coletivo da saúde em nossa região. Envolto a escândalos, o CIS/Amesc tem assustado mais do que agradado. Várias prefeituras já migraram para o CIS/Amrec, consórcio que atende os municípios da região de Criciúma.

 

Natureza jurídica do CIS/Amesc é o motivo do conflito

Basicamente, o CIS/Amesc é um órgão autônomo, registrado como sendo de direito privado, que gerencia recursos públicos para a compra de medicamentos, de consultas médicas e exames, em grande quantidade, o que acaba barateando o custo unitário. No fim das contas, as prefeituras acabam economizando com isto. O Tribunal de Contas, no entanto, entende que o CIS/Amesc é público, e que estaria sujeito a contabilidade pública, o que não vinha acontecendo. Este é o ponto de partida de toda confusão.

Choque de gestão Próximo

Choque de gestão

Pesquisa Mental Covid entra em sua fase final de coleta de dados Anterior

Pesquisa Mental Covid entra em sua fase final de coleta de dados

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.