• Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Administração de Maracajá adquire esteira para o Centro de Triagem

Imprensa livre

Administração de Maracajá adquire esteira para o Centro de Triagem

Maracajá

O município de Maracajá conta há 5 anos com um local específico para separação e destinação de todo lixo produzido na cidade. O Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, localizado no bairro Espigão Grande, conta com estrutura de 700m2, e maquinários como prensa, elevador de fardo, carregadeira compacta, balança mecânica e esteiras.

Recentemente a Administração por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, adquiriu uma nova esteira, utilizada na separação do lixo. Segundo o secretário, Geraldo Leandro, os valores investidos foram de cerca de R$ 15 mil. "Com o aval do prefeito, aos poucos vamos investindo nas melhorias do espaço, essa esteira vem para agilizar e melhorar o trabalho dos 10 funcionários que atuam no Centro de Triagem", disse.

O prefeito Anibal Brambila, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Geraldo Leandro, e do diretor de Indústria e Comércio, Valmir Pedro, estiveram no início da semana conferindo o funcionamento da esteira e do trabalho realizado no local. "Maracajá está à frente dos demais municípios da região, realizando a separação do lixo, gerando emprego e contribuindo com o Meio Ambiente. Além disso, conseguimos transformar o lixo em dinheiro, já que todo material reciclável é colocado em leilão e o valor revertido em benefícios de Maracajá", comenta Brambila.

Funcionamento

Diariamente o caminhão passa pelos bairros, faz o recolhimento do lixo e leva até o Centro de Triagem, onde é descarregado. "O material passa pela esteira, onde os funcionários separam o lixo e o que fica é apenas o rejeito, que sobe a esteira e vai direto para um contêiner, que depois segue para o aterro sanitário em Içara", explica Geraldo.  

Diariamente são coletadas cerca de sete toneladas brutas de resíduos na cidade.

Leilão

Com o material bom, como papel, papelão, plásticos variados, metais e vidro, a Administração realiza um leilão público, e os valores arrecadados são investidos no próprio espaço. " O material triado já está estocado aguardando a realização do leilão, que ainda não tem data definida para acontecer, mas acreditamos que ocorra ainda neste semestre", falou Geraldo.  Ele salienta que num primeiro momento, o valor arrecadado será utilizado na construção de uma espaço para estocar os fardos já separados. "Além disso, também estamos planejando adquirir mais um caminhão para a coleta, mais esteiras, e um novo funil de descarga", informou.

Conscientização

A Administração lembra da importância da população fazer a separação correta do lixo domiciliar, garantindo uma cidade limpa e sustentável. "Quando o lixo é separado em reciclável, rejeito e orgânico facilita muito na hora de separar e de dar a destinação correta. Mas, muitos ainda misturam comida com o lixo seco, o que gera contaminação, e o que poderia ser reciclado, acaba virando rejeito. Por isso, é sempre bom lembrarmos para que cada uma faça sua parte", enfatiza Geraldo.  

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Maracajá

Arroio do Silva inicia construção do novo refeitório da Escola Municipal Jardim Atlântico Próximo

Arroio do Silva inicia construção do novo refeitório da Escola Municipal Jardim Atlântico

Nove municípios catarinenses terão ampliação da rede de gás natural em abril Anterior

Nove municípios catarinenses terão ampliação da rede de gás natural em abril

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.