• Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Advogado explica proposta de lei sobre 'crise coletiva de ansiedade'

Geral

Advogado explica proposta de lei sobre 'crise coletiva de ansiedade'

Ansiedade é um assunto atual e que volta os olhares de cientistas, profissionais da saúde e também de políticos para a temática. A denominada crise coletiva de ansiedade que está sendo registrada no Brasil acendeu o sinal de alerta e pede atenção de toda a sociedade, nos mais variados ambientes, desde o mundo estudantil até o convívio entre adultos. Um estudo brasileiro recente mostrou que 36% dos jovens tiveram sintomas de depressão e ansiedade na pandemia, além de que atualmente 11% da população sofre com a doença.

A tensão psicossocial, que nada mais é do que a tensão na sociedade, vem trazendo à tona o debate e propostas legislativas para o mundo das leis. Conforme o advogado Diego Campos Maciel, que atua como professor universitário e tem mestrado em direito e processo penal, novidades devem surgir em torno do assunto.”O que antes era um caso único ou isolado está se tornando algo infelizmente comum nas escolas e na própria sociedade e isso é fruto provável da pandemia, assim como aumentaram os casos de violência doméstica, feminicídios”, afirma.

O advogado frisa fatos que aconteceram recentemente. “O caso que ganhou dimensão nacional em que mais de 20 alunos de uma escola do Recife tiveram uma crise de falta de ar, choro e tremor ao mesmo tempo é compreendido por especialistas como um caso de crise de ansiedade coletiva”.

Sabendo da realidade, novas leis já estão em debate, afirma o professor universitário. “Já foi apresentado o PL 2.083/2020, pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que se tornou o PL 3.973/2021 de autoria do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-RJ), que seguiu para sanção. “O Projeto de Lei tramitou no Senado e na Câmara Federal e depois de um percurso de mais de um ano está nas mãos do presidente da república”.

Pelo apelo popular, o advogado e professor, acredita que em breve o PL receberá sanção. “É um tema que pede atenção neste momento e estamos em um ano eleitoral. Normalmente uma lei para ser sancionada é analisada com muita cautela e a sociedade nos mostra a necessidade dessa nova lei e por isso analiso que a sanção acontecerá ainda nos próximos meses”, pontua.

Defesa Civil orienta por suspensão das aulas nesta terça-feira Próximo

Defesa Civil orienta por suspensão das aulas nesta terça-feira

Brasil registra alta no número de mortes por Covid-19 Anterior

Brasil registra alta no número de mortes por Covid-19

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.