Programa levou o primeiro lugar na categoria Educação Ambiental
O Sicoob Credisulca foi reconhecido nacionalmente na 30ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia – Onda Verde.
No mês em que completa 35 anos, a cooperativa ficou em primeiro lugar pela atuação do Programa AMABio, que concorria na categoria Educação Ambiental. Promovido pela Editora Expressão, o concurso é realizado anualmente desde 1993.
O Prêmio Expressão de Ecologia divulga iniciativas de empresas e organizações que contribuem para a conservação de recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental.
O Sicoob Credisulca foi reconhecido pelo trabalho de reflorestamento e educação ambiental que é realizado pelo programa Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade (AMABio).
O programa promove educação ambiental em escolas da rede pública e privada, instalando estufas para o cultivo das mudas.
As sementes, cultivadas pelos próprios alunos, posteriormente são plantadas em propriedades de cooperados de toda a região sul catarinense e litoral norte gaúcho.
“Em pouco mais de dois anos, quase 30 estufas foram instaladas nas escolas, e 29 eventos de plantio resultaram em mais de 4 mil novas árvores nativas enraizadas no solo.
Estes números traduzem mais do que sucesso ecológico, representam um impacto profundo e positivo nas escolas, alcançando e inspirando mais de 18 mil alunos”, destaca a coordenadora do programa, Diana Manenti.
Já foram mais de 20 mil m² de áreas restauradas pelo programa, que conta ainda com mais de 4 mil mudas prontas para também serem plantadas, alcançando a marca de 8 mil plantios no total.
Além das ações práticas o programa também produz divulgação científica nas redes sociais, onde já conta com mais de 43 mil seguidores e milhares de visualizações.
Para o presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, o prêmio reforça um dos compromissos da cooperativa, que é promover o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.
“Buscamos cada vez mais desempenhar um papel importante na construção de um futuro mais sustentável, promovendo práticas financeiras e ambientais responsáveis, educando as pessoas e fortalecendo os laços comunitários.
E esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, ressalta.