• Terça-feira, 02 de Junho de 2026
  1. Home
  2. Geral
  3. Bebê de 01 ano e mulher de 42 são contaminados pelo novo coronavírus

Geral

Bebê de 01 ano e mulher de 42 são contaminados pelo novo coronavírus

Não há nenhuma ligação familiar entre os dois casos confirmados

A proliferação do novo coronavírus em Balneário Arroio do Silva já atingiu todas as faixas etárias e chega a 33 casos confirmados pelo Centro de Triagem, que funciona junto à Unidade Central de Saúde.
Mas o fato que chama a atenção neste dia 05 de junho é a testagem positiva para a COVID-19 de um bebê de apenas 01 ano, do sexo feminino, sendo o primeiro caso nesta faixa etária não só no município, mas em toda a região Sul do Estado.
O bebê está em tratamento domiciliar e com acompanhamento da equipe de combate e enfrentamento ao novo coronavírus da Secretaria de Saúde. Um outro caso atendido pelo Centro de Triagem foi o de uma mulher de 42 anos.Ela testou positivo para a doença foi internada no Hospital Regional de Araranguá. Não há ligação familiar entre a bebê e a mulher de 42 anos.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Arroio do Silva, enfermeira Franciele Ramos, reforça o apelo para que os pais ou responsáveis evitem levar crianças em locais de grande aglomeração, como mercados, shoppings ou locais públicos.

Boletim de 05.06

De acordo com o boletim para Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 05 de junho, o município de Balneário Arroio do Silva conta com 33 casos confirmados, 15 curados, 17 em recuperação, 01 óbito, 19 suspeitos aguardando resultado de exame. Foram notificados/testados 250 pessoas, das quais, 198 foram descartados.

DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR O CONTÁGIO:

- Ao tossir ou espirrar:

Usar papel higiênico ou lenço de papel e jogar no lixo após o uso;

se não tiver papel, colocar o nariz e a boca na dobra do cotovelo.

- Lavagem das mãos ou higienização com álcool gel

- Distância mínima de pessoas resfriadas ou com gripe:

De um a dois metros, pois a transmissão é por gotículas eliminadas pelas vias respiratórias.

- Uso de máscaras:

Pacientes com gripe ou resfriado devem usar quando tiverem que sair para ir ao médico, por exemplo;

pacientes com Covid-19 em isolamento domiciliar devem usar quando estiverem no mesmo ambiente com outra pessoa, que deve usar máscara também;

profissionais de saúde devem usar durante o período de trabalho;

as máscaras devem ser descartadas após duas horas de uso;

pessoas saudáveis não precisam usar.

- Higiene do celular:
É recomendada a limpeza com álcool 70% se usar o aparelho ou após tocar em superfície que possa estar contaminada, como um corrimão.

- Higiene da casa:
Se forem tomados os cuidados com a higiene pessoal, não há necessidade de desinfetar;

se tiver algum paciente em isolamento, por precaução, é recomendada a higienização de superfícies que ele possa tocar com álcool 70% ou água sanitária;
manter o ambiente arejado, com janelas abertas, para diminuir a carga de vírus no ambiente.

Fontes: Infectologista Cláudio Gonsalez e sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.

Só love! Próximo

Só love!

Servidoras municipais são condenadas por uso de carro oficial para visitar familiar preso Anterior

Servidoras municipais são condenadas por uso de carro oficial para visitar familiar preso

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.