• Sábado, 21 de Maio de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Ciclone extratropical provoca ventania e ondas de 3 metros em SC; veja os riscos

Geral

Ciclone extratropical provoca ventania e ondas de 3 metros em SC; veja os riscos

Defesa Civil emitiu alertas para rajadas de vento e agitação do mar no Litoral catarinense; confira as regiões que podem ser atingidas.

O Litoral de Santa Catarina segue sob alertas por conta da presença de um ciclone extratropical no oceano. As condições meteorológicas indicam riscos para fortes ventanias e mar agitado entre esta quinta (23) e sexta-feira (24).

A Defesa Civil emitiu comunicados informando sobre as chances de ocorrências relacionadas ao vento e às ondas que podem chegar a até 3 metros de altura.

De acordo com a previsão da Defesa Civil, ao longo de toda esta quinta-feira o vento sopra em direção sul em todo o Estado. Já no Litoral, a ventania ocorre com rajadas de intensidade moderada a forte, enquanto o ciclone extratropical ainda se encontra próximo a Santa Catarina.

A Defesa Civil estima que os ventos possam atingir entre 50 e 60 km/h nas áreas costeiras do Estado. Toda a área litorânea, do Norte ao Sul, está em observação para ocorrências relacionadas ao vento forte.

Litoral catarinense está sob alertas para rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Atenção para ondas de até 3 metros de altura

Outra circunstância que chama a atenção da Defesa Civil em todo o Litoral por conta do ciclone é a agitação marítima. A área de observação para os riscos da agitação marítima também abrange toda a área costeira do Estado.

Um alerta emitido pelo órgão destaca que o fenômeno intensifica o vento e favorece ainda mais a condição de mar agitado em Santa Catarina até sexta-feira (24).

“São esperadas ondas com direção Sul, com altura de 2 a 2,5 metros, e picos de até 3 metros, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte”, diz a nota da Defesa.

Ciclone pegou os veranistas de surpresa nesta quarta

Na quarta-feira (22), a presença do ciclone extratropical no oceano já mostrava os efeitos no Litoral catarinense. Na Grande Florianópolis, os ventos alcançaram 59 km/h.

Riscos e recomendações

No caso de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, janelas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Ao perceber a agitação marítima, evite: navegação e atividade de pesca; banhar-se no mar ou praticar esportes náuticos; caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Fonte: ND Mais 

PM apreende mais de R$ 13 mil em ocorrência de tráfico de drogas Próximo

PM apreende mais de R$ 13 mil em ocorrência de tráfico de drogas

Em alta Anterior

Em alta

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.