• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. ‘Correntes de retorno’ são responsáveis por 90% dos afogamentos no mar em SC; entenda

Geral

‘Correntes de retorno’ são responsáveis por 90% dos afogamentos no mar em SC; entenda

Espécie de "corredor na água" é capaz de levar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos.

As correntes de retorno são responsáveis por 90% dos afogamentos no mar em Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, elas formam uma espécie de corredor com a força de uma correnteza que pode carregar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos.

Segundo os dados dos bombeiros, no último verão as principais vítimas de afogamentos seguidos de morte foram homens, na faixa dos 28 anos.

Além disso, na última temporada cerca de 93% dos afogamentos ocorreram fora do local (ou horário) de cobertura dos guarda-vidas.

Conforme a corporação, o dado “demonstra a eficiência do serviço e que o melhor para a segurança dos banhistas é estar próximo a um posto de guarda-vidas”. A recomendação é estar dentro de um raio de 200 metros de distância do posto.

Segundo dados da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), 15 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo que homens morrem em média 6,8 vezes mais e a maioria dos afogamentos acontecem com pessoas entre 10 e 59 anos de idade.

Como reconhecer uma corrente de retorno

Os guarda-vidas demarcam os limites da corrente com duas bandeiras vermelhas na faixa de areia, sinalizando o local perigoso. É desaconselhável o banho entre essas bandeiras.

Para reconhecer as correntes de retorno em praias não vigiadas, é preciso ficar atento a algumas características: as ondas não quebram nesses locais e a coloração da água costuma se diferenciar do resto da praia, sendo mais escura.

Confira dicas dos bombeiros

A maior parte dos acidentes ocorrem com pessoas que ignoram os riscos, não respeitam os limites pessoais ou não sabem como agir em uma situação de perigo, alerta a corporação. Eles listam algumas dicas:

  • Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;
  • Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;
  • Se estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação;
  • Se ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;• não ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;• se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas;
  • Respeite os guarda-vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar a sua vida em casos de emergência.

Aplicativo CBMSC Cidadão

O aplicativo, além de fornecer a localização dos postos de guarda-vidas, também indica as condições das praias: o risco de afogamento (cor da bandeira do posto), alerta de mar em ressaca, presença de água-viva, balneabilidade e a localização das cadeiras anfíbias do projeto Praia Acessível.

Veja os significados das bandeiras:

  • Bandeira vermelha: alto risco de afogamento;
  • Bandeira amarela: médio risco de afogamento;
  • Bandeira verde: baixo risco de afogamento;
  • Bandeira lilás: praia com presença de águas-vivas no mar;
  • Bandeira preta: posto de guarda-vidas está desativado.

Fonte: ND Mais 

Rodovias de SC registram 'invasão' de turistas na reta final de 2021 Próximo

Rodovias de SC registram 'invasão' de turistas na reta final de 2021

Presidência da Alesc anuncia doação de R$ 362 milhões ao Estado Anterior

Presidência da Alesc anuncia doação de R$ 362 milhões ao Estado

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.