• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Dia do Professor é lembrado por novos desafios em meio a pandemia

Geral

Dia do Professor é lembrado por novos desafios em meio a pandemia

Profissão teve que reinventar a forma de ensino e profissionais precisaram se adaptar a salas de aulas online

Embora cada ano venha surgindo novos desafios aos professores e a tecnologia ganhe cada vez mais espaço entre as crianças, 2020 está sendo um ano atípico para a Educação. De repente as salas de aulas se tornaram virtuais, não há contato físico, e todas as demandas partem das telas de computadores ou tablets.

Professora há 22 anos na rede municipal de ensino de Maracajá, Elizeti Leandro, celebra o Dia dos Professores nesta quinta-feira (15), com novos desafios em meio a pandemia. Lecionando para as séries finais do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa, Zetty, como é carinhosamente chamada pelo alunos, explica como foi se reinventar para ensinar de forma online.

"Nos últimos anos a tecnologia já ocupava muito tempo das crianças e adolescentes e pouco sobrava para a escola, mas em 2020, a pandemia nos mostrou um cenário muito difícil. Perdi o meu chão que era a sala de aula, lá eu conseguia me conectar com as crianças, percebia a demanda e atendia cada aluno conforme as suas necessidades. Hoje pelo computador as dificuldades são maiores dos dois lados", explica.

Além da introdução da tecnologia ao ambiente escolar, o conflito de gerações é outro ponto a ser observado pela professora."Eu modifiquei totalmente minha forma de trabalho, mas meu desafio maior é acompanhar e me adaptar a evolução das gerações, pois a forma de aprendizado também vem se transformando, ela não é mais da mesma maneira de quando eu fui alfabetizada ou quando iniciei na profissão, independente do uso de novas tecnologias", comenta.

Ainda assim a paixão pela profissão é motivo de encanto diário. Zetty, já educou pais e agora leciona aos filhos e senti orgulho em ver seus ex-alunos no mercado de trabalho. "Sou eternamente apaixonada pelo o que faço e por meus alunos, por esse contato que tanto sinto falta hoje. Meus olhos brilham sempre pela educação, e se me descem a oportunidade eu escolheria outras mil vezes ser professora", ressalta.

Comemoração online com palestra e homenagens

Em homenagem aos professores o Departamento de Educação de Maracajá promoveu um evento online de confraternização. Segundo o diretor do departamento, Alírio Leandro, essa foi a maneira encontrada para celebrar a data diante do atual cenário de pandemia.

Entre as atividades do encontro, que ocorreu na última quarta-feira (14), teve palestra com a psicóloga Elenice de Freitas Sais sobre a saúde mental dos professores e homenagens de alguns alunos, feito por depoimentos em vídeo, dedicado aos professores.

"Também estamos preparando uma surpresa para cada escola, como forma de retribuir todo o empenho dedicado por nossos professores. Certamente a educação é o pilar para uma sociedade mais consciente e nossos educadores são fundamentais nesse processo", comentou Alírio.

Eleições 2020: como será o processo de votação durante a pandemia Próximo

Eleições 2020: como será o processo de votação durante a pandemia

Antenor Rocha aconselha eleitor a não errar e votar em Brambila e Volnei Anterior

Antenor Rocha aconselha eleitor a não errar e votar em Brambila e Volnei

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.