• Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. DNIT lança projetos online de educação ambiental durante a pandemia

Imprensa livre

DNIT lança projetos online de educação ambiental durante a pandemia

Com a suspensão das aulas presenciais na rede pública de ensino em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades de educação ambiental voltadas à comunidade escolar também foram adaptadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Neste período, a equipe da Gestora Ambiental vem desenvolvendo alternativas pedagógicas para dialogar com professores e alunos de forma adequada à necessidade de distanciamento social. Dois destes projetos foram lançados em junho integrando a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05.

A primeira iniciativa, intitulada “Narrativas Ambientais: o vídeo como ferramenta pedagógica”, busca disponibilizar conteúdo audiovisual em formato de cartilha interativa. Além de tornar públicos e acessíveis os resultados e o andamento das ações ambientais executadas pelo DNIT, os vídeos aproximam a comunidade do conhecimento gerado durante as obras e contribuem para que a população reconheça a si e ao seu território nas imagens e dados divulgados. A edição de lançamento conta com uma série de quatro vídeos que apresentam a riqueza hídrica da região, os programas ambientais que monitoram a qualidade da água no empreendimento e a interface destes com atividades de educação ambiental e comunicação social.

O segundo projeto consiste na elaboração de videoaulas, no formato de um curso de formação denominado “Diálogos sobre a Educação Ambiental”, destinado prioritariamente aos educadores. O objetivo é tratar de temas relativos à educação ambiental no licenciamento, as políticas públicas de Gestão Ambiental no Brasil, o avanço da questão ambiental no mundo, bem como as experiências concretas desenvolvidas na BR-285/RS/SC. De acordo com o educador ambiental Cauê Canabarro, “os projetos representam uma mudança na forma de abordagem dos sujeitos do Programa de Educação Ambiental, porém, o conteúdo mantém seu eixo nas questões relativas ao empreendimento e ao papel da Gestão Ambiental e seus resultados concretos”.

Os materiais podem ser acessados e/ou baixados nestes links:

Projeto Narrativas Ambientais: http://www.br285rs-sc.com.br/uploads/br2851592242488.pdf

Diálogos sobre Educação Ambiental: https://www.youtube.com/watch?v=49OprkYO46M&t=2s

Governo do Estado monitora nuvem de gafanhotos na Argentina Próximo

Governo do Estado monitora nuvem de gafanhotos na Argentina

Vai ser candidato? O WhatsApp vai ser usado para engajar pessoas Anterior

Vai ser candidato? O WhatsApp vai ser usado para engajar pessoas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.