Dois dias de diversão e com trocas de conhecimentos marcaram a terceira edição do Festival Cultural Rincão Arte. O evento, totalmente gratuito, ocorreu nesse sábado e domingo, dias 25 e 26, em duas comunidades de Balneário Rincão. A iniciativa foi uma realização da Escola de Teatro Pedro Gustavo e teve como idealizadores os artistas Jackson Goulart e Gustavo Fernandes.
Considerado um dos principais movimentos de valorização cultural do município, o Festival Cultural Rincão Arte, desde a primeira edição, tem a finalidade de proporcionar a democratização do acesso à arte e o incentivo das práticas culturais. Os dois dias de programação contaram com a participação de artistas regionais, que desenvolveram oficinas culturais e mostras de dança e teatro.
Todas as atividades foram realizadas na sede da Escola de Teatro Pedro Gustavo, no bairro Pedreiras, e no Centro Comunitário do bairro Lagoa dos Freitas. Segundo Goulart, todas as expectativas foram alcançadas e, inclusive, superadas. Ao todo, aproximadamente 250 pessoas participaram do evento neste ano, contando com artistas e público em geral.
“Os dois dias de programação foram emocionantes para nós da organização. Foi um momento de trocas de conhecimentos e diversão. Os alunos saíram felizes das oficinas, pois tiveram contato com uma variedade de linguagens artísticas em Balneário Rincão. No geral, o Festival Cultural Rincão Arte foi um lindo momento para nos abastecermos de muita arte e cultura”, afirmou.
Arte e solidariedade
Em 2025, o evento contou com a prática de oficinas de grafite, fotografia, palhaçaria e teatro. Também foi proporcionado apresentações teatrais, musicais e também de dança, nos estilos k-pop, hip-hop dance e dança indiana. Além disso, conforme o artista, a edição deste ano foi ainda mais especial, já que contou com a comemoração dos três anos de fundação da Escola de Teatro Pedro Gustavo.
“O festival, neste ano, contou com maneiras de fazer uma formação de público, onde falamos sobre a importância das práticas culturais, do incentivo e também da presença ativa das famílias na vida dos nossos alunos. Ao longo das oficinas também procuramos trabalhar e mostrar os melhores comportamentos durante um espetáculo de arte”, frisou Goulart.
Ainda, como a entrada foi feita por meio de um ingresso solidário, com a doação de um quilo de alimento não perecível, os dois dias de programação arrecadaram, ao todo, 100 quilos de alimentos. Os donativos serão destinados para a Organização Não Governamental (ONG) Construindo Gigantes, localizada no bairro Lagoa dos Freitas, em Balneário Rincão.
Sobre a escola
A Escola de Teatro Pedro Gustavo, fundada em 2023 em Balneário Rincão, é a primeira da cidade dedicada ao ensino de teatro e dança para diferentes idades.
Em três anos, destacou-se pela realização de dois Festivais Culturais Rincão Arte, reunindo artistas locais e regionais. A instituição também produziu dois projetos audiovisuais, visando valorizar a criatividade de alunos e professores.
O trabalho da Escola de Teatro Pedro Gustavo também pode ser conhecido no Instagram, clicando aqui.