• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Governo se prepara retomada do setor de eventos

Geral

Governo se prepara retomada do setor de eventos

As normas de segurança frente à pandemia para a retomada de eventos em Santa Catarina devem ser divulgadas pelo governo do Estado até sexta-feira desta semana. Elas foram elaboradas em trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) e entidades representativas do trade turístico. O setor está parado há seis meses, desde o lockdown de 17 de março. O Estado estimou que o setor gera movimento econômico de R$ 1,5 bilhão e emprega diretamente 15 mil pessoas.

De acordo com o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, serão divulgadas as normas agora, mas a retomada vai depender das condições de risco para Covid-19 que serão avaliadas pelas equipes técnicas da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária. Os eventos foram agrupados em três categorias: feiras, congressos e shows.

— Fizemos uma construção conjunta. Estamos trabalhando há meses com todos os entes do turismo. A gente tem falado: ‘temos o gabinete de portas abertas para que a gente construa, por várias mãos, esse novo turismo que está por vir’. Não dá para trabalhar no setor público sozinho. A ideia é trabalharmos cada vez mais unidos para fortalecer o turismo em todas as regiões do Estado – diz Mané Ferrari, que participou também da elaboração das normas para hotéis e restaurantes.

Entre as entidades que participaram das negociações e deram sugestões para a elaboração de critérios para a retomada do setor estão a Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado e o Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur). O coordenador do Fortur, Marcelo Bohrer, avalia que é natural os eventos demorarem mais para retomar diante da pandemia, mas que já é possível recomeçar.

— Estamos num processo de negociação com o governo para que seja um retorno seguro para as pessoas, para que os eventos não sejam focos de contaminação. Queremos retomar com critérios, da mesma forma que ocorreu com outros setores – explica Marcelo Bohrer.

O empresário chama a atenção para a relevância do setor para movimentar a economia e o mercado de trabalho. Segundo ele, além dos 15 mil postos de trabalho diretos, há milhares de empregos indiretos no setor. Um dos projetos necessários ao segmento de eventos é um sistema para registrar todas atividades para que seja possível avaliar o impacto geral dos eventos na economia.

O coordenador do Fortur afirma que a divulgação das normas é importante, embora seja necessário esperar um pouco, porque os eventos não acontecem de uma hora para outra. Normalmente são agendados.

Para o presidente da Santur, a retomada de eventos vai permitir ativar mais o turismo. Na avaliação dele, Santa Catarina tem muitas atrações para turismo o ano todo e o setor vai se fortalecer com esse perfil mais regional imposto pela pandemia. Mané Ferrari observa que muitos catarinenses não conhecem as atrações do próprio estado. Uma das últimas novidades são os passeios de balão sobre os cânions de Praia Grande, no Sul do Estado.

 

 

Por Estela Benetti, NSC Total

Município registra queda na curva de contaminação Próximo

Município registra queda na curva de contaminação

MDB de Turvo não convence PSDB a ser seu aliado Anterior

MDB de Turvo não convence PSDB a ser seu aliado

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.