• Sábado, 20 de Julho de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Inovação: Contato inaugura seu novo Data Center em fevereiro

Geral

Inovação: Contato inaugura seu novo Data Center em fevereiro

Lançamento do serviço será a segunda inauguração da empresa no ano.

Região Sul (SC) - O ano de 2023 está sendo repleto de realizações para a Contato Internet. Além de ter inaugurado sua sede própria no último dia 9 de janeiro, no bairro Mato Alto, em Araranguá, a empresa lançará seu novo Data Center, que conta com um investimento inicial de R$ 9 milhões, e estará disponível para clientes a partir do dia 20 de fevereiro.

Esse serviço de ponta abriga servidores, roteadores e outros equipamentos tecnológicos de lojas, fábricas, empresas, órgãos, instituições e de outros usuários. Essa ampla estrutura armazena informações e sistemas e oferece vantagens para quem usa o serviço, como a segurança necessária para o resguardo e processamento de dados, eficiência operacional e boa acessibilidade na consulta a informações.

A estrutura já está pronta e compreende uma área de 500 m²; o espaço foi projetado em um terreno próprio da Contato, na Rua Doutor Américo Cavalcante Rabello, no bairro Cidade Alta, perto do Combo Atacadista. O centro de processamento de dados será atendido, em parte, por meio de um sistema de energia solar fotovoltaico, que já abastece parcialmente a loja de Araranguá. Na sede, há 220 painéis instalados.

O projeto para viabilização do empreendimento foi executado dentro dos padrões de excelência da classificação Tier III, voltada à análise do desempenho dos Data Centers, no intuito de minimizar falhas e aumentar o nível de segurança e qualidade. O estudo para que o centro de processamento tomasse forma começou em 2019 e sua construção teve início no final de 2020.

O prédio possui dois pavimentos: na parte inferior, há toda a estrutura técnica, que inclui sistema de armazenamento, nobreak, gerador, sensores de presença, gerenciamento automatizado e online dos pontos de energia, Data Center, etc; já na área superior do imóvel, estão as áreas administrativa, de suporte e operacional. A edificação está recebendo os retoques finais e deve também ser inaugurada pela empresa em fevereiro.

De acordo com o gerente de Tecnologia e Infraestrutura da empresa, Alexandre Fenzke, 25 empresas estão em fase final no processo de negociação, interessadas no mais novo investimento do Extremo Sul Catarinense. "É uma obra que vai melhorar a prestação de serviços da Contato e ela vai trazer novos negócios; vem suprir um nicho de mercado que até então não era atendido na região, que é o de Data Center para médias e grandes empresas", ressalta o gestor.

A intenção é que a infraestrutura atenda não só empresas, comércios e instituições de SC, mas de outros estados também, como Rio Grande do Sul. A proprietária e fundadora do provedor de internet, Marlise de Souza Pereira, destaca o impacto positivo da estrutura para o mercado e todo o potencial do mais novo lançamento.

"O Data Center foi pensado, inicialmente, para atender à necessidade de segurança de dados da própria Contato. Então percebemos que, assim como é fundamental para nossa empresa, também poderia resolver problemas de outras empresas da região, nessa questão de segurança. Por isso, pensamos em construir e equipar um Data Center que estivesse compatível com todos os critérios para atender à Certificação Tier 3. Contamos com um avançado sistema de proteção contra incêndio, entrada redundante de energia e de dados, e também a tecnologia do fabricante HPE veio somar com alta performance de processamento e armazenamento. Assim, nasceu nosso mais novo empreendimento: o Contato Data Center!", ressalta Marlise.

Sobre a sede nova

A obra do empreendimento teve início em outubro de 2021. O novo prédio está situado na mesma área do antigo endereço da empresa, no bairro Mato Alto, na Rua Pedro João Pereira, 900. O tamanho do empreendimento é de, aproximadamente, 1800m², com 17 vagas de estacionamento para o público.

A sede conta com salas de atendimento ao público, cozinha, refeitório para os colaboradores, duas salas de reuniões e estacionamento para os veículos da empresa. São dois pavimentos alocando estas estruturas, além das salas destinadas aos setores administrativo e técnico.

Muita história para contar

A Contato nasceu no dia 1º de novembro do ano de 1996, na Cidade das Avenidas. Hoje o provedor de internet está presente em municípios como Sombrio, Morro da Fumaça, Paulo Lopes, Balneário Arroio do Silva e outros levando o melhor da fibra óptica. A empresa também possui filiais em Criciúma e Tubarão, aproximando-se ainda mais da comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Contato Internet

Mais um showzaço Próximo

Mais um showzaço

Mundo: Mulher desenvolve câncer após ter o dedo cortado por manicure Anterior

Mundo: Mulher desenvolve câncer após ter o dedo cortado por manicure

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.