• Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. INSS anuncia pente-fino em 1,7 milhão de benefícios previdenciários

Imprensa livre

INSS anuncia pente-fino em 1,7 milhão de benefícios previdenciários

Depois deste anuncio, os segurados devem ficar atentos para não ter sua renda suspensa. Quem receber a notificação a respeito da revisão tem até 60 dias para enviar a documentação solicitada e comprovar a regularidade da situação.

Aqueles que forem alvo do pente-fino serão comunicado pelos Correios, por meio de cartas físicas e virtuais - nesse caso, a correspondência digital poderá ser visualizada por meio do aplicativo dos Correios.

A greve da categoria não deverá comprometer o envio das notificações, diz a estatal. O segurado que tiver o benefício revisto terá de enviar ao instituto a documentação que comprove o direito à renda previdenciária.

Poderão ser solicitados documentos que comprovem a efetiva prestação de serviço, carteira de trabalho, documentação medica etc...

Isto vai depender de cada situação.

O INSS informa que todos os tipos de benefícios, como aposentadoria, auxílios e pensões, poderão ser alvos do pente-fino.

O envio da documentação terá de ser feito preferencialmente pela internet, por meio da plataforma Meu INSS - que também pode ser acessada pelo aplicativo de mesmo nome. No sistema, o segurado deve procurar a opção "Atualização de Dados do Benefício" e anexar os documentos solicitados.

Quem não conseguir manda a papelada pela internet poderá agendar atendimento presencial pela Central 135 (escolher a opção "Entrega de documentos por documentos por convocação"). Também é possível utilizar o serviço de drive-thru das agências, que estão fechadas por causa da pandemia da Covid-19 até, pelo menos, o dia 14 de setembro. Aqui em Araranguá ainda não há notícias de como vai funcionar esse sistema “drive-thru”.

Quem tiver dificuldades para localizar os documentos solicitados ou não conseguir cumprir o prazo de 60 dias deve informar a justificativa ao INSS. Em casos mais complicados, o segurado poderá acionar a Justiça para pedir a manutenção do benefício enquanto os esclarecimentos são prestados.

No vídeo abaixo eu explico estes procedimentos. Assista, e se ficar com alguma dúvida, podemos conversar.

 

Acompanhem estas e outras notícias no meu instagram @deborah_antunes.adv e Facebook.

deborah@alladvocacia.com.br

Até semana que vem.

DÉBORAH  ANTUNES

OAB/SC 26.647

Em alta Próximo

Em alta

Cliente da Contato ganhou adega no sorteio do mês Anterior

Cliente da Contato ganhou adega no sorteio do mês

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.