• Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Mais da metade dos pacientes monitorados foram liberados em Maracajá

Imprensa livre

Mais da metade dos pacientes monitorados foram liberados em Maracajá

Maracajá

Mais da metade das pessoas em “monitoramento” por técnicos do Departamento Municipal de Saúde de Maracajá foram liberados para convivência normal com suas famílias e comunidade. Eles não estavam com a covid-19. A informação é da enfermeira Ana Caroline Araújo, que coordena a equipe encarregada de fazer o acompanhamento deste grupo de pessoas.

“Desde o início do processo, chegamos a ter 70 pessoas sendo monitoradas e agora restam 30 e nossa preocupação é com quatro deles, que não estão seguindo o isolamento necessário”, comenta a enfermeira, servidora do quadro efetivo da administração municipal, que atua no Cemasas, responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Segundo Ana Caroline, quando o paciente que chega a unidade de saúde com sintomas característicos de processos gripais é orientado a se manter em isolamento, pela Vigilância Epidemiológica e assina um documento, no qual confirma estar informado da sua condição clínica e da necessidade do isolamento.

“A partir disso é monitorado por contatos telefônicos e por visitas realizadas pelos agentes de saúde, para averiguar se estão realmente em seus domicílios e se ainda estão com sintomas de gripe”, esclarece a enfermeira. Um relatório de cada visita passa a integrar o processo aberto, de cada paciente, na Vigilância Epidemiológica.  

Dos 30 pacientes em monitoramento atualmente, quatro não foram localizados em suas residências em duas visitas consecutivas. O problema é grave na avaliação da enfermeira, pois a pessoa poderia estar contaminada pelo coronavírus, sem sintomas, circulando e passando a doença a seus familiares e comunidade de forma geral.

Fonte: Gilvan de França | Prefeitura de Maracajá/SC

 

Parabéns Anterior

Parabéns

Entrega de produtos agrícolas em domicílio é alternativa segura para produtores e consumidores Próximo

Entrega de produtos agrícolas em domicílio é alternativa segura para produtores e consumidores

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.