• Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Marinha do Brasil autoriza hasteamento de cabos da ponte pênsil de Passo de Torres

Geral

Marinha do Brasil autoriza hasteamento de cabos da ponte pênsil de Passo de Torres

Trabalho ocorrerá entre os dias 19 e 20 de fevereiro; navegações serão interrompidas.

As obras de reconstrução da ponte pênsil entre Passo de Torres (SC) e Torres (RS) estão prestes a avançar para a fase final. A Marinha do Brasil (MB) confirmou na tarde desta sexta-feira, dia 9, a liberação para que a Prefeitura de Passo de Torres, que é quem está executando os trabalhos, possa hastear os cabos de sustentação para depois fixar as madeiras para a travessia.

O hasteamento acontecerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Neste período, as embarcações não poderão navegar pelo rio Mampituba. “Durante a passagem dos cabos, a Marinha vai ter uma equipe que vai ficar monitorando a obra e as embarcações. A prefeitura também fará ações de divulgação nas marinas, estaleiros e nas embarcações que ficam às margens do rio para informar sobre o impedimento da navegação naquele trecho da obra”, explicou secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Passo de Torres, Roger Maciel.

Em 9 de janeiro, a Marinha do Brasil encaminhou um ofício para a prefeitura, informando que a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (RS) emitiu uma ordem de interrupção das obras. Segundo informou a MB, a execução começou sem a solicitação de “Parecer de Obra Sobre as Águas”, sem a presença de uma embarcação de segurança, sem o balizamento necessário para a ordenação do tráfego de embarcações, sem a divulgação correta dos trabalhos para a comunidade marítima, sem a interdição do canal de navegação e sem o projeto ser aprovado pela Marinha.

“A obra não parou em nenhum momento. A empresa responsável continuou trabalhando na construção das escadarias e base de sustentação, que ficam às margens do rio. A comunicação da Marinha era referente justamente à passagem dos cabos. Fizemos todas as adequações solicitadas e protocolamos na agência de Tramandaí. Hoje (sexta-feira) recebemos então a autorização e vamos executar o hasteamento com toda a segurança para as embarcações e para os funcionários da empresa”, explicou o secretário.

O prazo de conclusão da obra previsto no contrato entre a prefeitura e a empreiteira é até o mês de abril, mas desde o ano passado o município e a empresa alinharam conversa para tentar viabilizar a entrega antes da data estipulada.

O modelo seguirá o mesmo da ponte que rompeu no mês de fevereiro, quando estava superlotada. O município de Passo de Torres firmou um convênio com o Governo de Santa Catarina e elaborou o projeto da nova travessia. O Estado efetuou o repasse de R$ 701,8 mil para o pagamento total da obra, sem contrapartidas da prefeitura.

Relembre o caso

A ponte pênsil que liga os municípios de Passo de Torres e Torres teve cabos rompidos no dia 20 de fevereiro de 2023, segunda-feira de Carnaval. A estimativa da Polícia Civil é de que aproximadamente 50 pessoas estavam sobre ela no momento do acidente. Imagens mostraram que parte do público balançava a estrutura, que não suportou e cedeu.



As vítimas caíram na água e foram resgatadas por pessoas e embarcações que estavam às margens do rio. Uma pessoa morreu em decorrência do acidente. O jovem  Brian Grandi, de 20 anos, foi uma das vítimas e o único a morrer em decorrência do fato. O corpo dele foi encontrado três dias depois na orla da Praia Azul.

Dois inquéritos foram instaurados pela Delegacia de Passo de Torres e pela Delegacia de Torres para investigar as causas do rompimento de cabos da ponte pênsil. As investigações foram finalizadas sem indiciamentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Vereador Jorginho quer que Arrancada de Caminhões realizada em Araranguá seja evento oficial do município Próximo

Vereador Jorginho quer que Arrancada de Caminhões realizada em Araranguá seja evento oficial do município

Pescadores são resgatados com vida após embarcação virar em Balneário Gaivota Anterior

Pescadores são resgatados com vida após embarcação virar em Balneário Gaivota

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.