• Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Mobilização por ampliação de leitos de UTI neonatal no HRA

Imprensa livre

Mobilização por ampliação de leitos de UTI neonatal no HRA

Deputado Rodrigo Minotto solicitou à secretaria de Estado da Saúde o aumento de cinco novos leitos

No Extremo-Sul de Santa Catarina, assistência à vida e a saúde de centenas de bebês recém-nascidos está em pauta. De acordo com informações do Instituto Maria Schmitt Imas, entidade responsável pela gestão do Hospital Regional de Araranguá, com o aumento da demanda cresceu também a necessidade de implantação de novos leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs), que é específica para o acolhimento de crianças que nasceram antes de 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves ou que necessitam de observação. Atualmente o HRA possui cinco leitos que foram implantados em 2018.
Uma reunião realizada na última quarta-feira, 24 de junho, na Secretaria de Estado da Saúde-SES, organizada por intermédio do deputado estadual Rodrigo Minotto solicitou a instalação de cinco novos leitos de UTI neonatal. Estiveram presentes no encontro, o diretor geral do HRA, Rafael Bonfada, o diretor técnico do HRA, Dr. Eduardo Ali, o parlamentar e o secretário da Saúde André Mota Ribeiro.
“Os cinco leitos de uti neonatal implantados em 2018 ainda são insuficientes para a nossa região e até mesmo em nível estadual pois a procura pela alta complexidade é bem grande. Não é incomum precisarmos internar até sete pacientes mesmo o hospital disponibilizando apenas cinco vagas. Com a ampliação, poderemos manter a mesma equipe, médicos e estrutura física, por isso solicitamos esta habilitação, que representa para o estado um pequeno investimento, mas um ganho enorme para a população regional”, explicou Dr. Eduardo.
O deputado Rodrigo Minotto explicou que recebeu a solicitação da direção do HRA e destacou a importância da pauta que avalia como urgente. “Sabemos da demanda, da urgência e necessidade. Há também por parte do Governo do Estado a intenção de aumentar, precisando cumprir alguns trâmites legais. Importante essa relação aberta com o Secretário André Motta Ribeiro e sua sensibilidade para resolver o problema", destacou o parlamentar.
Na oportunidade foram debatidos outros temas relacionados ao HRA como a adequação dos alvarás concedidos recentemente à unidade hospitalar e a preocupação com a atual situação do novo Covid-19 no hospital e na região do Extremo-Sul Catarinense.
O diretor do HRA avaliou como positiva a reunião. “O secretário André Mota sempre foi bastante sensível às nossas solicitações e conhece a nossa realidade regional, o processo já está em trâmite Regional de Saúde pela Comissão Intergestores Regional- CIR para encaminhamento para Comissão Intergestores Bipartite - CIB, portanto acreditamos que em breve teremos a reivindicação atendida”, pontuou.

Balneário Arroio do Silva registra 3 novas contaminações pelo novo coronavírus Próximo

Balneário Arroio do Silva registra 3 novas contaminações pelo novo coronavírus

Nito, do material de construção, é pré-candidato a prefeito de Arroio do Silva Anterior

Nito, do material de construção, é pré-candidato a prefeito de Arroio do Silva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.