Eleição de 2020 deverá ser pautada por um intenso debate envolvendo moralidade pública. Candidato que tiver rabo preso, respondendo processo, ou envolvido, ainda que no passado, a esquemas de corrupção, pode tirar o cavalo da chuva, pois vai passar vergonha. A intensa onda de conservadorismo por que passa a política nacional, e principalmente a catarinense, não perdoará quem está ou esteve metido em falcatruas, especialmente falcatruas ligadas ao poder público. Pelo menos é isto que têm apontado os levantamentos realizados pelos institutos de pesquisas nacionais e estaduais, quando o assunto é o perfil do eleitorado e suas expectativas em relação a quem votar.
Interessante observar que a absoluta maioria dos eleitores querem, antes de qualquer coisa, um político sem nome sujo. Só depois disto é que começam a aparecer as solicitações de obras e ações para os municípios. Figuras como o ex-deputado federal paulista Paulo Maluf (PP), ou o ex-deputado federal catarinense João Pizzolatti (PP), estariam totalmente fora de uma disputa pelo comando de um executivo, por conta das denúncias de corrupção que os acomete. Até poderiam disputar, mas ficariam na poeira. No passado isto não fazia muita diferença. Agora, especialmente a corrupção no poder público, virou pena capital.
A bem da verdade, o eleitorado está coberto de razão. A corrupção é o câncer que carcome o poder público. É dela que emana a rua sem calçamento, o posto de saúde sem remédio, a falta de vagas em creches, as escolas superlotadas, os postes sem iluminação, a favelização das cidades. Acabar com a corrupção, na base, nos municípios, é o primeiro passo para um país melhor.
PP de Arroio do Silva tenta entendimento
Expectativa é grande em Balneário Arroio do Silva para se saber se o pré-candidato do Progressistas à Prefeitura Municipal, Jairo Borges, irá levar, ou não, seu projeto adiante. Nesta semana Jairo foi destituído da presidência do partido pelo presidente estadual da sigla, ex-deputado Sílvio Dreveck, em uma ação totalmente inusitada. A vice-presidente, Denise dos Santos, acabou sendo a indicada para dar sequência aos trabalhos institucionais da sigla. Em meio a história, o sobrinho de Jairo, Fred Borges, se colocou, também, como pré-candidato a prefeito. Disse que está atendendo a solicitação dos pré-candidatos a vereador do Progressistas. Tudo dá a entender que Jairo Borges perdeu o apoio da própria sigla para uma disputa eleitoral. Problema é que, oficialmente, ninguém abre o jogo.
Machadinho deve desistir de disputar em Gaivota
Várias fontes ligadas à política de Balneário Gaivota dão conta de que o vice-prefeito Evânio Iris Machado, o Machadinho (PSD), desistiu de sua candidatura ao comando do executivo. O PSD ainda não lançou comunicado oficial dando confirmando o fato, mas pessoas ligadas diretamente a Machadinho já afirmam que a desistência é fato consumado. Há, no entanto, um grupo político ligado a sua coligação tentando demovê-lo da ideia. Vale lembrar que o prazo para as convenções vai do dia 31 deste mês até 16 de setembro, e até lá tudo pode acontecer. Em Gaivota, o PSD tinha o único candidato do partido, na região, disputando um executivo municipal neste ano. Em todos os demais municípios, a sigla acabou sucumbindo, principalmente ao Progressistas. Neste sentido, méritos para o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), que está conseguindo criar uma forte base partidária para enfrentar a eleição estadual de 2020, como candidato a federal.
PP de Santa Rosa do Sul diz que terá candidato a prefeito
Progressistas de Santa Rosa do Sul não está nem um pouco afim de abrir mão da cabeça de chapa para o PSD, do prefeito Nelson Cardoso de Oliveira. O partido dispõe dos nomes do atual vice-prefeito Nelmo Emerim, e também do economista e comunicador Alex Bristot para a composição majoritária. Nenhum dos dois, no entanto, aceita ser vice do PSD, que não pode lançar Nelson como candidato a prefeito novamente porque ele já é reeleito. O nome do PSD é o do ex-secretário Dorinha Oliveira, mas o Progressistas não aceita ser seu vice, por já ter apoiado a sigla nas duas últimas eleições. Em princípio, tudo se encaminha para que o partido homologue sua candidatura ao comando do executivo, dando ao PSD a possibilidade de ser vice.
Donizete Gubert lança pré-candidatura à reeleição
Vereador sombriense Donizete Gubert (MDB) fez o lançamento de sua pré-candidatura ao legislativo, via plataformas digitais, ontem à noite, junto à família. Ele foi eleito suplente de vereador pelo PSD, no pleito municipal de 2016, mas acabou ascendendo a uma cadeira efetiva na Câmara Municipal, depois que seis vereadores ligados ao MDB, PSDB e PSB foram afastados pela Justiça Eleitoral. Já como titular no legislativo, Donizete acabou migrando para o MDB, a convite do prefeito Zênio Cardoso (MDB), compondo, atualmente, a base de apoio do executivo no parlamento sombriense. Ligado ao setor empresarial, o vereador já foi administrador dos Shoppings Litoral e Japonês, e atualmente atua no ramo lojista. Em princípio, Donizete é uma das apostas do MDB para estreitar laços eleitorais com a iniciativa privada, já que possui amplo trânsito neste segmento, que é considerado um dos principais nichos de atuação política do candidato a prefeito pela oposição, Cristian Rosa (PP).