• Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Motinha faz balanço positivo da visita do Instituto Niemeyer no Sul

Geral

Motinha faz balanço positivo da visita do Instituto Niemeyer no Sul

As visitas da comitiva do Instituto por seis municípios da região, podem gerar parcerias para projetos de desenvolvimento urbanístico dos municípios, além de obras pontuais.

Em comitiva pelos municípios de Balneário Gaivota, Araranguá, Ermo, Criciúma, Siderópolis e Capivari de Baixo, que receberam juntamente com Ex-Vereador araranguaense Motinha, os membros do Instituto Niemeyer, visando a concepção de projetos de desenvolvimento aos municípios.

Aproveitando o “know-how” Instituto Niemeyer as prefeituras e suas lideranças, apresentaram suas cidades e seus anseios para o desenvolvimento e captação de recursos para projetos executivos que ampliem a urbanidade das cidades. Projetos de ciclovia e complexos poliesportivos lideraram entre os projetos almejados.

Em Araranguá, o Prefeito César Cesa e o Secretário de Planejamento, Emerson Almeida e o Ex-Vereador araranguaense Motinha, apresentaram os balneários de Ilhas e Morro dos Conventos, onde Paulo Niemwyer pode ver de perto a visualizar futuras obras que certamente ampliariam a mobilidades e que trariam mais urbanidade aos balneários. Outro item importante debatido em Araranguá foi o projeto do novo Paço Municipal, um desejo do prefeito César. Outro local visitado foi a área do antigo aeroporto visando um futuro Centro Cívico Municipal.

Em Criciúma, o Prefeito Clézio Salvaro, e o Secretário de Governo Vaguinho, vislumbram projetos na área pública e também através de parceria público-privada. Projetos de grande expressão como um Teleférico e um Museu no interior de uma mina desativada para imortalizar a história da mineração na cidade.

Motinha diz que em Balneário Gaivota, que já estava mais antecipada com pré-projetos deve em um futuro mais próximo já colher frutos desta parceria com o Instituto.

Segundo Motinha, “Em todos os seis municípios que passamos , podemos perceber o quanto nossa região é carente de projetos de desenvolvimento urbano. A parceria com o Instituto, que pode ajudar os executivos municipais, no desenvolvimento de projetos e principalmente auxilia na captação dos recursos para viabilizar as obras, pode ser um divisor de águas para o futuro da urbanidade e mobilidade em nossa região.”. Avalia Motinha.

Quatro dos seis municípios já assinaram o Termo de Cooperação Técnica para o início das parcerias com o Instituto Niemeyer. As parcerias neste formato trarão ônus para os municípios. Toda esta oportunidade aos municípios foi capitaneada por Motinha, mesmo sem estar investido de cargo público, continua buscando projetos de interesse comum a nossa região.

Já para o ilustre Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e Presidente do Instituto, “Fiquei surpreso com a beleza e potencial de toda esta região. É um diamante bruto a ser lapidado. Vejo que faremos uma salutar parceria e que esta trará desenvolvimento a esta bela e prospera região”.

Outro ponto importante levantado por Paulo Niemeyer é que estes projetos podem ser concebidos através de parcerias público-privadas.

Já em Siderópolis projetos de recuperação ambiental de áreas degradas e inutilizadas pela mineração, podem vir a se tornar futuros parque, praças e parque poliesportivos, almeja o Prefeito Fraque Salvaro.
Além de Paulo Niemeyer estiveram na comitiva, o diretor de projetos, Alexandre Thompson da Costa e Glauco Bergson, secretário geral do Instituto.

Ficou alinhavados com os três prefeitos da Amesc, que em uma próxima vinda do Instituto, possa-se discutir projetos de desenvolvimento regional. Neste mesmo sentido, foi discutido com a Universidade federal e ACIVA uma parceria técnica para estudos do desenvolvimentos regional.

Criada em 1988, o instituto, é uma instituição privada sem fins lucrativos, com a missão principal de preservar, divulgar e gerenciar obras com traços do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história, Oscar Niemeyer tem entre suas maiores obras o planejamento arquitetônico Brasília. Em seu estimado conjunto de obras, possui mais de 600 projetos contemporâneos espalhados pelo mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Turvo apresenta demandas para deputado federal Próximo

Turvo apresenta demandas para deputado federal

Epagri realiza evento on-line sobre uso de Panc na culinária nesta quarta-feira Anterior

Epagri realiza evento on-line sobre uso de Panc na culinária nesta quarta-feira

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.