• Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. MPF/SC lança projeto que transforma geladeiras sem uso em Livrotecas

Geral

MPF/SC lança projeto que transforma geladeiras sem uso em Livrotecas

Primeiras peças estão prontas e serão distribuídas em comunidades vulneráveis da região de Florianópolis.
 
#pratodosverem: um artista plástico posa ao lado de uma geladeira que foi pintada por ele

Foi lançado neste sábado (14), em Florianópolis, o Projeto Livroteca - Páginas da Cidadania, que visa a transformar refrigeradores sem uso em estantes de livros, distribuindo-os em comunidades vulneráveis da região. O projeto é iniciativa do 7º Ofício e do Programa Bem Viver, ambos do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC).

Daniele Escobar, Procuradora da República e uma das idealizadoras, diz que "tudo começou com nossos vizinhos da Vila Santa Rosa pedindo por um incentivo à leitura. A necessidade serviu de temática para a pintura de um mural, colorindo as ruas da comunidade. Enquanto isso, surgiu uma geladeira estragada e assim foi construído o projeto. Acreditamos que as Livrotecas, além do incentivo à leitura, proporcionarão momentos de lazer e maior integração dos moradores".

Além de livros doados, as Livrotecas contarão com exemplares do Almanaque da Turminha do MPF, um projeto da Secretaria de Comunicação do MPF voltado para crianças e adolescentes, que aborda áreas de atuação do Ministério Público Federal.

Cinco geladeiras já foram doadas para o projeto do Ministério Público Federal em Santa Catarina. Um dos doadores, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), afirmou que "O Programa Bem Viver do MPF/SC junta resíduos, arte e impacto social nas Livrotecas feitas com geladeiras velhas. Adoramos ter colaborado!".

Alguns artistas foram convidados para customizar essas geladeiras. Rafael Lemas é um deles e afirma que "o projeto tem tudo a ver com um livro que eu já publiquei, então eu trouxe o personagem do meu livro para estampar a geladeira".

O artista plástico MAM ("Mudando Atodo Momento") grafitou uma geladeira ao vivo, apresentando o resultado durante o lançamento do projeto. "Eu achei muito bacana a oportunidade de transformar algo que não era mais utilizável em algo que tem um grande potencial, como uma biblioteca. É fantástico levar cultura e conhecimento, é essencial pra todo mundo", disse ele.

 

detalhe geladeira.png

Detalhe de geladeira transformada em Livroteca. Foto: Ascom MPF/SS

Daniele Escobar finaliza lembrando que "um projeto não se faz sozinho, nós precisamos da doação de livros pela comunidade para que possamos abastecer nossas Livrotecas".

Para doar
Ministério Público Federal
Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876 - Torre 1 - Agronômica- Florianópolis/SC

Fonte: MPFSC

Motorista fica ferida em capotamento na BR-101 Próximo

Motorista fica ferida em capotamento na BR-101

Senador Jorginho Mello entrega emenda de R$ 1 milhão Anterior

Senador Jorginho Mello entrega emenda de R$ 1 milhão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.