• Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Municípios de SC têm chuva acima dos 50 mm em período de 12 horas; veja acumulados

Geral

Municípios de SC têm chuva acima dos 50 mm em período de 12 horas; veja acumulados

De acordo com novo informe da Defesa Civil, as precipitações devem permanecer até as 12h de sexta-feira (24).

Entre a noite desta quarta (22) e a manhã desta quinta-feira (23) dois municípios de Santa Catarina tiveram precipitações acima dos 50 mm. Em Jacinto Machado, no Sul do Estado, 52,2 mm de chuva foram registrados, de acordo com o aplicativo Agroconnect, da Epagri/Ciram.

Já a cidade de Campos Novos, no Grande Oeste, registrou pontuais 57,4 mm de chuva desde quarta. Estes acumulados correspondem ao período das 19h17 de quarta a 7h17 de quinta.

Já os demais municípios do Estado registraram entre 10 mm e 40 mm no mesmo período, como é o caso de Ermo, Nova Veneza e Araranguá, por exemplo.

Cidades do Alto Vale, como Trombudo Central, Aurora e Vidal Ramos, já haviam sofrido com os alagamentos durante o dia, resultando na suspensão de aulas por causa de estragos. Neste período de 12 horas, no entanto, não tiveram grandes níveis de precipitação. O mesmo ocorreu com cidades do Norte de Santa Catarina.

Até quando permanece a chuva em SC?

De acordo com o aviso mais recente da Defesa Civil, emitido às 8h desta quinta-feira, os temporais seguidos de intensas chuvas devem permanecer até as 12h de sexta-feira (24). A condição deve ter início no Grande Oeste e seguir para as demais regiões do Estado na sequência.

As fortes chuvas ocorrem por causa da atuação de áreas de baixa pressão associadas a instabilidades atmosféricas. O risco de descargas elétricas, quedas de granizo, rajadas de vento, deslizamentos, desmoronamentos e enxurradas é alto nas áreas em laranja do mapa:

Enquanto isso, áreas em amarelo permanecem em estado de observação para as ocorrências meteorológicas associadas às condições do tempo – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Chuva já causou destelhamentos e alagamentos no Estado

Em Campos Novos, as fortes chuvas provocaram alagamentos no município. Foram cerca de oito ocorrências relacionadas a enchentes e alagamentos nos bairros Aparecida, São Sebastião, Loteamento e Santa Edwiges na noite da última quarta-feira.

Os alagamentos ocorreram em função da intensidade das chuvas em um curto período de tempo, conforme os bombeiros, que atenderam as famílias afetadas – Foto: Corpo de Bombeiros/ND

Por sua vez, o município de Cordilheira Alta, no Oeste, foi castigado por uma chuva de granizo na noite de ontem.

As aulas nas escolas Prefeito Alceu Mazzioni (Linha Bento Gonçalves) e Escola Fernando Machado precisaram ser suspensas por causa disso, visto que que dezenas de casas foram destelhadas em função da quantidade e tamanho das pedras de gelo que caíram no município.

Em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, a forte chuva fez com que o rio Hercílio, também conhecido como ribeirão Tifa Prada, enchesse rapidamente, causando alagamentos e afetando a captação de água da Casan. Em Vidal Ramos, o risco era para inundações em moradias próximas a rios e córregos. Por sua vez, Aurora registrou quedas de barreiras. 

Previsão do tempo para esta quinta-feira em SC

A formação de uma frente fria no oceano junto do fluxo de ar quente e úmido, vindo da região amazônica, favorece a formação de nebulosidade, pancadas de chuva e temporais isolados pelos Estado. Eles iniciam no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul.

Ao longo do dia, o sistema avança para a Grande Florianópolis e para o Vale do Itajaí. Ocasionais rajadas de vento com intensidade entre 45 km/h e 60 km/h podem ser registradas por toda Santa Catarina. Entretanto, o risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos.

Veja como ficam as temperaturas máximas e mínimas:

  • Litoral Norte: 16°C / 28°C;
  • Planalto Norte: 11°C / 24°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16°C / 25°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 13°C / 24°C;
  • Vale do Itajaí: 16°C / 26°C;
  • Litoral Sul: 14°C / 21°C;
  • Planalto Sul: 11°C / 16°C;
  • Meio-Oeste: 11°C / 21°C;
  • Oeste: 12°C / 21°C;
  • Extremo-Oeste: 14°C / 20°C.

Fonte: ND Mais 

IMAS emite comunicado sobre queda de parte do teto do Hospital Dom Joaquim Próximo

IMAS emite comunicado sobre queda de parte do teto do Hospital Dom Joaquim

Unesc comemora 54º aniversário com gestores e colaboradores Anterior

Unesc comemora 54º aniversário com gestores e colaboradores

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.