• Terça-feira, 09 de Março de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Osmar Nunes: Uma enciclopédia viva

Imprensa livre

Osmar Nunes: Uma enciclopédia viva

Recordar é viver? Sim, mas viver também é recordar, especialmente quanto existe oportunidade de “beber gotas homeopáticas” da sabedoria” de uma verdadeira “enciclopédia viva”, como é o caso do presidente e fundador da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Araranguá; radialista, escritor e ex-prefeito de Araranguá, Osmar Nunes. Ele governou o município entre 1966 e 1970.

Pois bem, esse encontro com o mestre Osmar Nunes ocorreu na quarta-feira, 10 de fevereiro. Era fim de tarde e ele, com o discernimento de um octogenário, organizava a mudança de endereço da Associação dos Aposentados, cuja sede agora está situada em frente ao Comércio Popular Municipal de Araranguá, na Avenida 7 de Centro, Centro. Perfeccionista, Osmar cuidou de cada detalhe da logística dessa operação, além do transporte de materiais, móveis e equipamentos, planejando meticulosamente a ocupação do novo espaço.

Essa missão, no entanto, não impediu que o ex-prefeito fizesse uma pausa, cumprimentando este humilde jornalista e interagindo numa rápida resenha, sempre respeitando às normas sanitárias decorrentes da pandemia, o que justifica a improvisação na fotografia.

Cedendo por novidades e atento aos temas cotidianos, Osmar ponderou sobre o impacto da Covid-19, comentou sobre o uso da tecnologia no jornalismo e, de maneira extremamente educada, concebeu recomendações. Estava preocupado com o amigo, afinal de contas há quase um ano não dialogávamos pessoalmente...

Enfim, esse é Osmar Nunes, um protagonista na história de Araranguá, que esbanja conhecimento, sem jamais esquecer-se de colocar no lugar do outro. E é justamente pelo ímpar comportamento, que, ele nunca perdeu a majestade, tanto assim que entrou e saiu do Paço Municipal mantendo características como personalidade e humildade. A qualidade de sua gestão ficou eternizada no tratamento com os cidadãos e nas obras executadas.

Osmar constitui-se num raro exemplo no combalido meio político e também na vida. Embora tenha exercido só um mandato, ele diz que seguiu seu plano, cumpriu o ciclo, sentindo-se satisfeito pelos resultados alcançados.

Enquanto prefeito, Osmar - que incrivelmente ainda não recebeu o título de Cidadão Araranguaense - teve a oportunidade de fazer várias realizações como, por exemplo, o acordo que oportunizou a instalação do Colégio Murialdo em Araranguá, a criação do Samae, à abertura da Avenida Beira Rio (Coronel Apolinário Pereira) e a elaboração do projeto e desapropriação de propriedades que resultou na construção da Avenida 7 de Setembro.

Falar sobre Osmar Nunes é literalmente chover no moldado! Elegendo-se na campanha eleitoral, que ficou popularmente batizada na disputa do “tostão contra o milhão”, foi o prefeito mais jovem assumir o governo do município, aos 27 anos de idade. O projeto representou uma ousadia e tanto, numa época caracterizada pelo conservadorismo.

Foi durante a gestão do visionário Osmar - um homem à frente do seu tempo - que houve a propagação do cognome “Araranguá, Cidade das Avenidas”. “Até então só se ouvia falar em cidade balnear, o que não descrevia a realidade local, pois o município era elogiado por possuir uma malha urbana projetada, a partir do projeto urbanístico desenvolvido pelo Engenheiro Mesquita.

Cidadão participativo e líder comunitário, o ex-prefeito é escritor, foi vice-presidente da Academia Araranguaense de Letras (ALA).

De escritor, a personagem da vida real e protagonista, todos os dias, Osmar Nunes ajuda a escrever novos capítulos na história de Araranguá... Escutar suas histórias, ensinamentos, opiniões e causos não são apenas privilégio, mas sim um dever de cada cidadão que deseja conhecer Araranguá, ampliar horizontes e compreender política.

Guias de IPTU já estão disponíveis em Turvo Próximo

Guias de IPTU já estão disponíveis em Turvo

Cerveja está valendo mais que vida dos idosos Anterior

Cerveja está valendo mais que vida dos idosos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.