• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Parabéns, Jacinto Machado!

Geral

Parabéns, Jacinto Machado!

Hoje é o aniversário de Jacinto Machado, esta acolhedora cidade do extremo sul catarinense, cercada de belezas naturais e com um povo cheio de história.

São 63 anos de emancipação política, completados hoje, dia 23 de julho. Mas sua história, começou bem antes!

Pequena, cheia de atrativos, e repleta de belezas naturais, esta é Jacinto Machado, que abriga antigas lendas, desde a época em que os tropeiros utilizavam suas trilhas.

A jacintomachadense Danusa Bristot, administradora da Rádio Integração FM, contou ao Portal Uaaau que é uma apaixonada pelo município: “Nasci e sempre vivi em Jacinto Machado. Terra de pessoas simples e acolhedoras. Aqui conseguimos ter uma excelente qualidade de vida. Pois vivemos em meio a natureza e rodeados de amigos. Jacinto Machado vem se destacando cada vez mais no Ecoturismo, com seus rios, cachoeiras, trilhas, com o ciclismo rural. Eu torço por este progresso, porque amo minha cidade. Parabéns, Jacinto Machado!”

 

A ocupação do território

A ocupação do município é bastante antiga e começou com os indígenas Xokleng, além de alguns luso-brasileiros. Depois, chegaram os imigrantes italianos, além de alguns germânicos e poloneses.  A presença de caboclos também é registrada.

 

De Volta Grande à Jacinto Machado

A história conta que, por volta de 1913, o local se chamava Volta Grande, devido a longa volta que o rio Serra da Pedra faz, entre o município e o bairro Gávea.

Esta vila, se tornou um distrito em 1930. O nome pelo qual conhecemos o município hoje, foi dado no ano de 1943, uma homenagem ao General da Guerra do Paraguai, Jacinto Machado Bitencourt.

Em 21 de junho de 1958, Jacinto Machado se torna um município e, em 23 de julho do mesmo ano, se emancipa de seu atual vizinho, Turvo.

 

Belezas naturais

Jacinto Machado já é uma rota de turismo rural, não só para os catarinenses e gaúchos, mas por pessoas de diversos países que buscam aqui, esta mistura de belezas naturais e cordialidade de seu povo.

É possível conhecer cachoeiras e trilhas que terminam em típicos cafés da tarde com mistura, com tudo o que há de melhor, mais caseiro e delicioso nas pequenas propriedades rurais, como lembrança das colônias italianas.

Em Jacinto Machado também está parte do Parque Nacional da Serra Geral, com seus incríveis cânions.

 

 

Outros atrativos

Além das belezas naturais realizadas ao ar livre, os jacintomachadenses contam com a bela Praça Capitão Jorge Tramontin, que conta com pista de skate, academia ao ar livre e um palco onde são realizados os shows.

O município encanta também por sua arquitetura e preservação da história.

Na Praça Central há uma bela pista de skate, outra para caminhadas, além da academia ao ar livre. Lá também está instalado o Centro Cultural Ângelo Savi Mondo, onde fica localizado o museu do município.

Ele retrata a história de Jacinto Machado com base no tema “a cultura do trabalho”, com peças arqueológicas que indicam a presença dos índios, além de ferramentas e utensílios dos colonizadores, preservando a história para as futuras gerações.

 

Capital da Banana

Na agricultura, os destaques ficam para o fumo, o arroz, milho, maracujá e, claro, a banana.

 

Festas

Todos os anos, antes da pandemia da Covid-19, um tradicional retiro de carnaval é realizado na localidade de Último Rio, além da festa de Santa Terezinha, a padroeira do município.

Na Festa do Colono e na Banarroz, que antes da pandemia atraía milhares de pessoas, são destacadas as principais economias da Capital da Banana.

 

Fonte: Potyra Pereira

 

Governo de SC inicia vacinação em massa na fronteira com Argentina para conter novas variantes Próximo

Governo de SC inicia vacinação em massa na fronteira com Argentina para conter novas variantes

Homem é esfaqueado durante briga em Passo de Torres Anterior

Homem é esfaqueado durante briga em Passo de Torres

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.