• Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Presidente da Cooperja fala do futuro das Cooperativas no ENCA 2022

Geral

Presidente da Cooperja fala do futuro das Cooperativas no ENCA 2022

Presidente Vanir Zanatta participou em Campinas/SP, nos dias 28 e 29 de junho do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA). O evento reuniu lideranças, especialistas, estudiosos, pesquisadores e representantes de cooperativas do agronegócio para discutir as principais demandas do setor.

Vanir foi um dos debatedores no segundo dia do evento, juntamente com Claudio Post, presidente da Auriverde, Simão Pedro Superintendente Expocaccer, José Antônio de Souza Rossato Vice-Presidente Coplana e Urias Piovan Costa, Diretor de Unidade de Negócios da UPL. O painel abordou os desafios das cooperativas, sua continuidade nos negócios, governança e agenda ESG.

Em uma de suas falas Vanir destacou a importância dos jovens, como futuras lideranças no cooperativismo. “Trabalhamos com jovens em dois programas de capacitação, de diferentes faixas etárias. O jovem precisa conhecer o cooperativismo, para defender, para dar valor a sua cooperativa.

Temos que capacitar, ensina-los a ter visão global, a tomar decisões baseado em indicadores, Ebitda e terem histórico dos números de sua empresa rural. Eles precisam ser melhores do que a gente. Entendo que a capacitação e a rapidez em adaptar as mudanças, são diferenciais importantes para o futuro das organizações”, destaca Zanatta.

Outro ponto debatido entre os convidados foi agenda ESG, que expressa os três pilares da sustentabilidade (meio ambiente, social e governança). A agenda vem ganhando cada vez mais força diante dos seus conceitos e práticas, que possibilitam avaliar o cumprimento de preceitos sustentáveis no dia a dia.

Essa agenda positiva também deve estar no planejamento estratégico das cooperativas nos próximos anos, ser destinado orçamentos, estabelecendo compromissos de curto, médio e longo prazo para cada um dos seus pilares, levando em conta o mercado de atuação e o perfil dos cooperados e clientes, para assim estabelecer de forma concreta o caminho que será percorrido para atingir o resultado esperado.

Vanir destacou que as cooperativas já nascem fazendo o ESG, se cumprirem os sete princípios do cooperativismo. As cooperativas precisam divulgar mais as coisas boas que fazem na sua comunidade, colocar no balanço social. Porém é preciso haver equilíbrio entre os setores econômico e social. ESG tem que estar na cultura organizacional.

Outro assunto debatido foi sobre a governança dentro das cooperativas, onde foram discutidos vários pontos e interesses da coletividade sobre o tema. Presidente Vanir destacou a importância do cooperado estar próximo, engajado com sua cooperativa. Ele precisa continuar elegendo sua liderança, e seus conselheiros, ter interesse por ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Cooperja

Carlos Moisés reduz ICMS de gasolina e energia elétrica a 17 por cento Próximo

Carlos Moisés reduz ICMS de gasolina e energia elétrica a 17 por cento

Inflação: Mais de 90% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo, aponta estudo Anterior

Inflação: Mais de 90% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo, aponta estudo

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.