• Domingo, 19 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Programa Peiex Criciúma é encerrado com perspectivas positivas para o futuro

Geral

Programa Peiex Criciúma é encerrado com perspectivas positivas para o futuro

Ação liderada pela Apex Brasil foi desenvolvida na região Sul de Santa Catarina por meio de parceria com a Unesc (Fotos: Reprodução/Arquivo)

O balanço final da primeira edição do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) desenvolvido na região Sul de Santa Catarina por meio da Unesc resultou em saldo muito positivo. O evento que reuniu na noite desta terça-feira (6/7) o Núcleo Operacional do Peiex da Unesc e a executora do projeto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil), destacou as conquistas obtidas no trabalho de dois anos e deixou o gosto de “quero mais” para a continuidade dos trabalhos.

Iniciado em julho de 2019, o Programa foi comandado na Unesc pelo Núcleo de Estudos Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint) da Universidade e levou os conhecimentos sobre exportação a empresas da Amrec, da Amesc e da Amurel como forma de incentivar e promover o avanço dos negócios internacionais.

Em encontro virtual, o coordenador do Peiex Criciúma, Júlio Cesar Zilli, compartilhou os dados obtidos no intenso trabalho realizado pela equipe demonstrou o sucesso da iniciativa por meio dos resultados alcançados. Conforme Zilli, ao longo do trabalho foram mais de 350 contatadas, 91 encaminhamentos para projetos setoriais, 20 qualificações coletivas, mais de 800 atendimentos presenciais nas empresas atendidas, entre outros marcadores expressivos. “Tivemos o propósito de implementarmos na região a cultura exportadora e vemos, nos números, nos relatos e no cenário, uma mudança positiva nesse sentido. Nossas atividades coletivas, por exemplo, tiveram mais de 650 participantes, profissionais estes que levaram também a semente para seus espaços”, apontou.

Promoção do desenvolvimento como missão

Representando a reitoria da Unesc, a pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toretti, se mostrou fascinada com os resultados apresentados. Conforme ela, o agradecimento da noite é voltado à Apex, por ter apostado no time da Universidade, e na equipe de forma geral, que fez excelente trabalho sob comando de Zilli. “Fico muito feliz em ver esses resultados. É um grande prazer estar com vocês cumprindo nossa missão de promover o desenvolvimento por meio de uma equipe focada, dedicada e que recebeu o apoio do empresariado local. Que seja só o início de boas parcerias com resultados reverberados para toda a região”, destacou Indianara.

Membro do Comitê Consultivo, a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maitê Bustamante, também acompanhou o evento de encerramento oficial do projeto e deixou sua gratidão pela oportunidade de participar de perto os trabalhos do Peiex Criciúma. “Ações como essa nos permitem consolidar o programa de internacionalização do Sistema Fiesc, oferecer aos empresários a continuidade dos trabalhos, a inserção no mercado internacional e todo o suporte necessário para que as empresas continuem ampliando seus horizontes nos cenários internacionais”, apontou Maitê.

 Os benefícios da qualificação oferecida gratuitamente a tantos profissionais e empresas, para a diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), importante parceira do projeto, Maria Julita Volpato Gomes, se dá também em âmbito nacional. “Percebo que há um ganho de competitividade para o mercado nacional, pois quando uma empresa está apta a seguir os parâmetros da exportação é porque também tem ganhos para competir internamente”, acrescentou.

Continuidade do projeto

Gestor da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros foi o responsável por anunciar, na noite de fechamento de ciclo, a possibilidade de continuidade dos trabalhos do Núcleo Peiex Criciúma a partir de novo edital a ser lançado em agosto. “O trabalho desenvolvido em parceria com a Unesc e apresentado nesta noite é realmente de muita qualidade. Os números são muito positivos, afora a integração com outras instituições, a geração de produto científico e o projeto, assim como as empresas, aparecendo de forma muito positiva na mídia”, citou também.

O clima, para a coordenadora de qualificação da Apex, Rita Albuquerque, é de celebração por destacar o grande positivo gerado pela implementação do projeto na região. “Ouvi algo que me chamou a atenção no qual um dos técnicos disse que não foram empresas que foram qualificadas, foram histórias atendidas. Em cada um desses números apontados são pessoas que estão ali contando, investindo, acreditando”, comentou, acrescentando ainda o valor dos projetos realizados em parcerias com universidades. “Isso nos deixa muito felizes, pois mostra que é possível a integração das universidades com o empresariado”.

A escalada na maturidade das empresas no processo de exportação, de acordo com o representante da Apex para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Gabriel Isaacsson, é evidente e conta com grande participação da equipe. “Vemos a importância de ampliarmos a base exportadora do nosso país com esse trabalho minucioso feito com a qualificação dos técnicos. Hoje o trabalho de qualificação perpassa 65% das atividades da Apex Brasil, o que demonstra essa importância. Me sinto muito feliz em ver os números encaminhados e evidenciando esse crescimento”, avaliou.

A noite de encerramento e celebração contou ainda com o depoimento dos representantes Letícia Mendes e Guilherme Minatto, das empresas Guimarães Produtos de Limpeza e Safra Alimentos, respectivamente, destacando os benefícios sentidos em cada uma delas ao integrarem as empresas nucleadas.

O evento foi transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube e pode ser acessado na íntegra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=66biy-xMna4

Fonte: Assessoria de Comunicação - UNESC 

Estacionamento rotativo de Araranguá sofre reajuste, valor passará para R$ 1,50 Próximo

Estacionamento rotativo de Araranguá sofre reajuste, valor passará para R$ 1,50

Sombrio recebe show de comédia com Gio Lisboa Anterior

Sombrio recebe show de comédia com Gio Lisboa

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.