• Segunda-feira, 04 de Maio de 2026
  1. Home
  2. Geral
  3. Projeto Separe: economia, sustentabilidade e geração de empregos

Geral

Projeto Separe: economia, sustentabilidade e geração de empregos

Projeto de coleta seletiva foi criado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Hendel Maragno

O Projeto Separe foi criado no ano passado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Hendel Maragno Pescador, e um grupo de amigos, em parceria com a Prefeitura de Turvo, através da Diretoria de Meio Ambiente. A Coleta Seletiva foi implantada e, atualmente, é realizada todas as terças-feiras, no período da noite em três bairros da região central.

“A Prefeitura executa o serviço. Eu criei ele em parceria com amigos e pessoas envolvidas nesta área como engenheiros ambientais e engenheiros de materiais. São pessoas que tem propriedade e estudo para falar sobre isso. Fizemos várias reuniões e decidimos implementá-lo. O lixo selecionado é destinado a uma cooperativa de catadores que fazem a seleção e a venda”, explicou Pescador.

O criador do projeto destaca que, com a seleção, há menos gastos com o aterro sanitário. “A Prefeitura para hoje por tonelada e pelo deslocamento. Quanto menos lixo nós mandarmos para o aterro sanitário, mais em conta para a Prefeitura fica. A gente ajuda o meio ambiente, beneficiamos os cofres do município e ajuda a cooperativa que tira sua renda com esse projeto”, comentou.

Na 24ª Festa do Colono de Turvo o projeto ganhou um espaço próprio para a divulgação. Um grupo de alunos formados pela Polícia Militar Ambiental estavam auxiliando na exposição do Projeto Separe. “Esses alunos são de escolas de Turvo e já tem a capacitação para ensinar as pessoas a como destinar corretamente os resíduos sólidos. Na festa nós fizemos a divulgação e conscientização”, disse o presidente da Câmara.

Povo consciente

A adesão dos turvenses ao Projeto Separe tem sido boa. “Noto que os turvenses tem uma consciência ambiental elevada. Mas esse é um trabalho a longo prazo. Muitas pessoas já estão participando, mas ele precisa crescer ainda”, revelou.

No município cada pessoa produz, em média, meio quilo de lixo por dia. Isso representa mensalmente 180 toneladas geradas em todo o município. Deste total, 30% são materiais recicláveis. “Apesar da consciência, ainda temos muito espaço para crescer. Então, é um trabalho que, possivelmente, vamos ampliar, aumentando o número de bairros onde a coleta acontece”.

As limitações da ciência Próximo

As limitações da ciência

Femusa conhecerá seus campeões nesta terça Anterior

Femusa conhecerá seus campeões nesta terça

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.