• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Recenseadores do IBGE iniciam coleta de dados nesta segunda-feira

Geral

Recenseadores do IBGE iniciam coleta de dados nesta segunda-feira

São em torno de 2,4 milhões de domicílios no estado e um contingente de cerca de 7,4 milhões de habitantes a serem recenseados.

De amanhã até 31 de outubro, 6.761 recenseadores do IBGE – uniformizados com colete azul-marinho, boné e crachá com QR Code que permite verificar a identidade – visitarão todos os domicílios catarinenses na coleta do Censo Demográfico 2022.

São em torno de 2,4 milhões de domicílios no estado e um contingente de cerca de 7,4 milhões de habitantes a serem recenseados. A operação censitária pode confirmar ou atualizar essa população.

Decenal, o Censo Demográfico estava previsto para 2020, mas foi adiado duas vezes em meio à pandemia do novo coronavírus. Agora, vai a campo para atualizar o mapeamento estatístico que orienta poder público, iniciativa privada, meio acadêmico e demandas dos cidadãos.

Trata-se do nono Censo Demográfico do IBGE – que foi criado em 1936 e realizou sua primeira operação censitária em 1940 – e do décimo terceiro Censo da população nacional.
O Censo 2022 será pioneiro no levantamento estatístico de comunidades quilombolas e na investigação do transtorno do espectro autista. Também terá como inédita a captação das coordenadas geográficas de todos os domicílios feita pelos próprios recenseadores.
Há dois questionários: o básico, com 26 questões, e o da amostra, com 77, aí contidas as questões do questionário básico e outras sobre temas como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Este último será aplicado em 11% dos domicílios do país.

Os questionários podem ser respondidos presencialmente, pela internet (por meio de um código recebido após a visita do recenseador) ou, quando necessário, por telefone.
Em 2010, o Censo brasileiro foi o primeiro do mundo a ter coleta totalmente digital. Em 2022 haverá o gerenciamento da coleta em tempo real, com dados transmitidos diretamente para data centers no Rio e em São Paulo, e o monitoramento do deslocamento dos recenseadores.

Para a operação, o IBGE tem mais de 210 mil pessoas atuando em todo o Brasil, 8 mil delas em Santa Catarina. Além de recenseadores, são agentes e analistas censitários, geógrafos, estatísticos, economistas, engenheiros cartográficos e atendentes de call center, entre outros profissionais.

No estado, o instituto se estende por 21 agências fixas, 244 postos de coleta, 21 coordenações de área e 59 coordenações de subárea. Em Florianópolis, há também a Unidade Estadual do IBGE.

A preparação do Censo toma anos, envolvendo, entre muitas outras atividades, reuniões com as administrações de todos os municípios e inúmeras parcerias com o poder público; uma longa rede de treinamento para capacitar os milhares de envolvidos; a atualização da Base Territorial, que define o trajeto dos recenseadores; e testes nacionais, incluindo um realizado nas 27 UFs em 2021.

Fonte: TN Sul

Preço da gasolina varia R$ 0,72 entre municípios catarinenses; veja onde é mais barato Próximo

Preço da gasolina varia R$ 0,72 entre municípios catarinenses; veja onde é mais barato

Alunos da Oficina de Aikido da Casa da Fraternidade fazem exame de Faixa em Tubarão Anterior

Alunos da Oficina de Aikido da Casa da Fraternidade fazem exame de Faixa em Tubarão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.