• Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Saiba o que fazer quando o consumo d’água na fatura não condiz com a realidade

Geral

Saiba o que fazer quando o consumo d’água na fatura não condiz com a realidade

Araranguá

Quando o titular da fatura constatar que o valor apresenta discrepância ao consumo ou média relacionada, o próprio SAMAE providencia a conferência da situação. A leitura do medidor, faturamento e cobrança é feita mensalmente, em períodos regulares de no mínimo 27 e, o máximo, de 34 dias, de acordo com o calendário. Nesta sexta-feira, dia 20, o leiturista do SAMAE Adriano Laranjeira, Laranjinha realiza conferência quanto aos motivos de eventuais disformidades nos valores.

Se o cliente observar que em sua fatura - no mês de competência não teve cálculo de média - o ideal é conferir em seu hidrômetro os números pretos, que indicam os metros cúbicos (m³) de água consumida. Cada m³ corresponde a mil litros de água.

Este aumento pode ter diferentes causas: vazamentos, leitura errada ou reflexo dos meses anteriores que não representaram seu consumo real e agora com a leitura de fato obteve esse acúmulo do período. Descartadas estas possibilidades, o excedente deve ser impacto dos meses anteriores, onde as leituras não foram feitas e as faturas foram geradas por média de consumo, o que é consequente de várias situações como dificuldade de acesso ao hidrômetro.

Ocorrendo impedimento de acesso para fins de leitura, será efetuado o cálculo para faturamento com base na média aritmética dos últimos três meses e o usuário terá um prazo de máximo de 15 dias para desobstrução do acesso, sendo que após a devida notificação, o impedimento implicará no corte de fornecimento de água e aplicação de multa.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SAMAE - João Carlos Silva 

Homens são presos com mais de 50 pedras de crack em Laguna Próximo

Homens são presos com mais de 50 pedras de crack em Laguna

Arroio do Silva: Inaugurada a reforma da Escola Municipal Jardim Atlântico Anterior

Arroio do Silva: Inaugurada a reforma da Escola Municipal Jardim Atlântico

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.