• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. SAMAE: Na Lagoa da Serra, capivaras são um show à parte

Geral

SAMAE: Na Lagoa da Serra, capivaras são um show à parte

Araranguá

Presenciar a existência de capivaras na Lagoa da Serra faz parte da rotina dos funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá que trabalham na Estação de Tratamento de Água (ETA II), situada às margens do manancial.  A área possui diversificada fauna e flora, constituindo-se em habitat adequado para diversas espécies.

As capivaras, que fazem também fazem parte da rotina dos moradores da comunidade e despertam curiosidade nos visitantes, especialmente entre as crianças, se reproduzem na água e a usam como defesa para se esconderem dos predadores. Elas também são conhecidas por dormirem submersas, deixando apenas o focinho fora da água. Na Lagoa da Serra, os animais podem ser vistos com mais facilidade logo pela manhã ou nos finais de tarde. A ETA II tem capacidade de tratar 166,66 litros de água por segundo de água, atendendo 35% dos consumidores do município.

Nativa da América do Sul, a capivara, cujo nome científico é Hydrochoerus hydrochaeris, é um mamífero herbívoro que detém o título de maior roedor do mundo, podendo medir até 1,3 metros e pesar até 100 kg quando adulto. Porém, o peso médio é de 50 kg para as fêmeas e 60 kg para os machos.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as capivaras são encontradas apenas em áreas como estuários (parte de um rio, próxima à foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada), pântanos, margens de rios e próximos de córregos, e são bastante sociáveis.

Fonte: João Carlos Silva - JPSC 02012  - Assessor de Imprensa do SAMAE Araranguá

Polícia prende em SC influenciador digital por suspeita de estupro de vulnerável Próximo

Polícia prende em SC influenciador digital por suspeita de estupro de vulnerável

Mega-sena sorteia R$ 12 milhões nesta quarta-feira (28/07) Anterior

Mega-sena sorteia R$ 12 milhões nesta quarta-feira (28/07)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.