• Terça-feira, 16 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. SC terá semana mais fria do ano com mínimas de -4°C e chance de neve

Geral

SC terá semana mais fria do ano com mínimas de -4°C e chance de neve

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, entre terça (17) e quarta-feira (18) são esperadas temperaturas abaixo dos 10°C em todo o Estado.

Uma intensa massa de ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas, dando início à primeira onda de frio intenso na próxima semana em Santa Catarina, com mínimas que podem chegar aos -4°C e possibilidade da ocorrência de neve.

De segunda (16) à sexta-feira (20), o Estado irá registrar a semana mais fria do ano até agora, de acordo com informações do meteorologista Piter Scheuer. “Será uma semana bem fria. Congelante mesmo. Até o momento é a massa de ar fria mais intensa do ano”, explicou.

Durante o próximo fim de semana as nuvens voltam a predominar com chuva isolada em Santa Catarina. Conforme informações da Epagri, esta condição é gerada por uma área de baixa pressão e a formação de uma frente fria. Segundo a instituição, a neve também está relacionada a essas condições.

No decorrer da tarde e noite do domingo (15) uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, entre terça (17) e quarta-feira (18) são esperadas temperaturas abaixo dos 10°C em todo o Estado. Nos pontos mais altos da Serra pode fazer entre -2°C e -4°C. Entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, e entre 5°C e 10°C no Litoral e Vale do Itajaí.

E a neve?

De acordo com o informe da Epagri, é cedo para afirmar que haverá neve, mas há indicativos especialmente no Planalto Sul catarinense.

Entre terça-feira (17) e quarta-feira (18) a condição pode ser registrada, pois é esperada elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e o Rio Grande do Sul, e temperaturas baixas de -1°C a 5°C. A combinação favorece a ocorrência de neve.

Segundo o órgão, também pode haver geada e para formação do fenômeno é necessário umidade relativa do ar e temperatura baixas. Essa condição deve ocorrer a partir de quinta (19), com temperaturas mínimas negativas.

Influência de um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C favorecem formação de neve – Foto: Maria Fernanda Salinet/Reprodução/ND

Regiões que podem registrar o fenômeno

O meteorologista Piter Scheuer afirma que pode nevar no Morro da Igreja, Cruzeiro, Distrito das Vacas Gordas e Urubici. Além destes locais, o interior de São Joaquim também pode registrar o fenômeno.

O profissional faz um alerta: “É importante ressaltar que essas são projeções numéricas que podem variar conforme o tempo. Ao longo dos próximos dias essas condições vão se confirmando ou não se vai ter condições para ocorrência de neve”, explicou.

Com ou sem neve, Scheuer afirmou que os catarinenses podem aguardar por dias mais gelados e com sol na próxima semana.

Defesa Civil alerta para frio intenso

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os próximos dias serão de frio intenso no Estado, com indicação de chuvas isoladas entre a noite de sábado (14) e domingo (15).

A segunda-feira (16) já terá um amanhecer gelado com temperaturas próximas a 0°C na Serra, entre 5°C e 10°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajai, e parte do Litoral Sul.

Nas áreas costeiras, baixo e médio do Vale do Itajaí fará entre 10°C e 13°C.

Entre terça (17) e quarta-feira (18), como já relatado, também haverá frio intenso. A partir de quinta-feira (19) a massa de ar se desloca e passa a perder força. Além do amanhecer gelado as tardes também registram sensações de muito frio, alerta a Defesa Civil do Estado.

Fonte: ND Mais

César Cesa distribui 8 mil kits escolares Próximo

César Cesa distribui 8 mil kits escolares

VÍDEO: Confira como ficará o calçadão do Balneário Arroio do Silva Anterior

VÍDEO: Confira como ficará o calçadão do Balneário Arroio do Silva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.