• Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Sem presença de fiéis, Santuário Mãe dos Homens segue preparação para a Festa da Páscoa

Imprensa livre

Sem presença de fiéis, Santuário Mãe dos Homens segue preparação para a Festa da Páscoa

O convite é que as pessoas acompanhem as Celebrações Eucarísticas por meio das redes sociais e veículos de comunicação.

Desde que o Decreto de Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, foi publicado, no último dia 17, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, vem seguindo a programação de missas semanais e dominicais, todas transmitidas por meio das redes sociais e meios de comunicação regional. Já que a orientação é que os  as missas sejam celebradas sem a presença de fiéis.

A programação da Semana Santa, que inicia neste fim domingo, 4, com o Domingo de Ramos, segue da mesma forma: sem a presença de fiéis, entretanto haverá tradicional Benção dos Ramos. Muitas famílias já têm colocado nas portas e portões de suas casas os ramos e acompanharão as bênçãos ao vivo.

O Reitor do Santuário, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, afirma que mesmo em casa, as pessoas podem e são chamadas a celebrar a Sagrada Liturgia. “Todos, cada um de suas casas, junto as suas famílias podem e devem viver a Semana Santa que é marcada por diferentes solenidades. Naturalmente é uma semana diferente e neste ano de 2020, mais singular ainda por conta das precauções diante da epidemia do Covid-19. Para que estejamos em comunhão, convidamos para que cada agente de pastoral, cada fiel coloque em suas portas um ramo com um laço branco, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém que foi aclamado pelo povo e o nosso desejo que o Senhor entre e reine também na nossa vida e em nossas famílias", afirma.

Segundo o reitor, o ramo pode ser colocado junto de uma fita branca. “Nós somos o novo povo de Deus. O verde representa a esperança e o branco demonstra as alegrias pascais, a certeza de que Jesus está vivo e no meio de nós”, destaca o sacerdote.

Missas com fotos das famílias

Padre Maxssuél informa que todas as Missas, desde o Domingo de Ramos até a Celebração de Páscoa do Senhor, no domingo, 12, serão privadas, mas, o Santuário de forma simbólica contará com a presença do povo. Até à tarde desta quinta-feira, mais de 700 fotos já foram recebidas. “Os irmãos que tiverem interesse podem nos enviar uma foto de sua família e as colocaremos em todos os bancos. É um gesto simples, mas que nos leva a reflexão profunda da importância da fé, da vida em comunidade, da comunhão com Deus e com os irmãos. Temos mais de 700 fotografias impressas e que serão colocadas nos bancos de nosso Santuário”.

Todos estarão unidos em oração, explica o padre. “Todos nós estamos cobertos pelo manto de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Neste período difícil nos mantenhamos unidos por meio da cruz, da oração e do altar”, conclui.

As fotos podem ser enviadas para o email:

pmaedoshomens@diocesecriciuma.com.br

Programação da Semana Santa:

Quinta-feira Santa:

20h- Missa da Ceia do Senhor sem o Rito de Lava-pés 

Sexta-feira Santa:

10h- Vigília Eucarística

15h - Celebração Litúrgica Solene da Paixão do Senhor

20h- Momento Penitencial com a imagem de Nosso Senhor Morto

Sábado Santo:

19h- Celebração do Sábado de Aleluia com a Vigília Pascal 

Domingo de Páscoa:

8h - Missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor

19h- Missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor

APAE de Araranguá ganhará microônibus adaptado Anterior

APAE de Araranguá ganhará microônibus adaptado

Coleta Seletiva retoma as atividades em Forquilhinha Próximo

Coleta Seletiva retoma as atividades em Forquilhinha

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.