• Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Três são presos por homicídios e tentativas em Sombrio e Gaivota

Imprensa livre

Três são presos por homicídios e tentativas em Sombrio e Gaivota

Três homens foram presos, suspeitos de participação em pelo menos cinco crimes. Um suspeito continua foragido. Ainda na operação, três armas de fogo foram apreendidas

Na sexta-feira, dia 26, uma grande operação policial nos municípios de Balneário Gaivota, Sombrio e Araranguá, chamou a atenção da população.  A ação policial prendeu três dos principais suspeitos de vários homicídios e tentativas de homicídios em Balneário Gaivota e Sombrio.

Primeira prisão

Por volta das 10h30min, a Policia Militar estava realizando rondas na comunidade de Cohab, de Balneário Gaivota, quando observou um veículo Ford Escort conversível, de cor branca, com um homem dirigindo e um menor no caroneiro, o homem, ao ver a polícia, tentou empreender fuga com o carro. Imediatamente o motorista foi identificado, como um indivíduo foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto, por envolvimento em homicídio e tentativas de homicídio em Balneário Gaivota e Sombrio. No momento que os polícias militares tentaram a abordagem, o homem saiu correndo a pé, assim como o menor, que também estava no veículo.

O menor foi detido no local e o suspeito acabou deixando cair uma arma de fogo, o revólver foi apreendido pelos policiais. O homem fugiu, pulando o muro de uma casa no bairro. Uma força tarefa foi montada para a captura do homem, sendo acionadas várias viaturas da Polícia Militar da Região de Sombrio e Araranguá, assim como o PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático).

Viaturas da Policia Civil de Sombrio também, com o apoio do helicóptero do SAER da Policia Civil de Criciúma, trabalharam nas buscas. No final da manhã o primeiro suspeito foi capturado pela Polícia Militar em um pátio, ainda na Cohab de Balneário Gaivota, e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Sombrio.

Segunda prisão

Ainda em busca dos suspeitos, no final da manhã de sexta-feira, a Polícia Civil, munida de informações, devido a todo levantamento investigativo, conseguiu capturar outro envolvido na onda de crimes em Balneário Gaivota e Sombrio. Ele estava escondido na divisa de Balneário Gaivota com Arroio do Silva. De acordo com o delegado Luis Otávio Pohlmann, o homem estava escondido em uma casa, quando a equipe de investigação chegou no local e o capturou, ele estava portando um revólver. O homem foi preso e conduzido para a Delegacia da Policia Civil de Sombrio.

Terceira prisão

Por volta das 20 horas de sexta-feira, policiais civis de Sombrio, coordenados pelo delegado Luís Otávio, prenderam o terceiro suspeito de homicídios e tentativas de homicídios registrados em Sombrio e Balneário Gaivota neste ano. O terceiro suspeito foi capturado pelos policiais civis no município de Araranguá, na comunidade de no Caverázinho, onde também foi apreendido um veículo Celta, de cor vermelha, usado na execução de um jovem de 17 anos na tarde do dia 8 de junho, na Estrada Geral São Francisco, em Sombrio, O homem foi surpreendido pela polícia e não esboçou nenhuma reação. Ele também foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Sombrio.

A investigação

No total, na operação, que envolveu mais de 20 policiais civis e militares, foram presos três homens, com mandados de prisão ativa, e apreendidos dois revólveres municiados e dois veículos, entre eles o Celta.

De acordo com o delegado Luís Otávio, a Polícia Civil já estava fazendo uma grande investigação, buscando solucionar alguns crimes que ocorreram no ano de 2020 nos dois municípios (Sombrio e Balneário Gaivota). Então, devido este trabalho, com um conjunto probatório robusto, foi possível pedir a prisão preventiva de quatro suspeitos de terem envolvimento com homicídios e tentativas de homicídio na Região.

Durante a última semana, a Polícia Civil já estava no encalço dos suspeitos e os policiais militares de Balneário Gaivota e Sombrio já tinham conhecimento dos mandados de prisão em aberto. A ação da Polícia Civil contou com o apoio da Polícia Militar, logrando êxito na captura dos suspeitos, sendo dados como esclarecidos alguns homicídios praticados na Região de Sombrio e Balneário Gaivota no ano de 2020. Onde três dos suspeitos foram capturados, restando apenas um. As Polícias Civil e Militar continuam fazendo buscas.

Crimes solucionados

Crime 1: Homicídio, 3 de maio, em Balneário Gaivota

Dia 3 de maio, por volta das 12h30min, no bairro Jardim Ultramar, um homem foi encontrado com três perfurações de arma de fogo, na cabeça abdômen e braço. Caído no chão de sua casa, ele estava consciente e orientado, mas com sinais vitais alterados. A vítima perdeu grande quantidade de sangue e veio a óbito após 15 dias e um hospital, em Criciúma.

Crime 2: Tentativa de homicídio, 6 de maio, em Balneário Gaivota

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio em Balneário Gaivota, por volta das 14h30min, do dia 6 de maio, na localidade de Praia Tropical, quase na divisa com Passo de Torres. O homem que foi alvejado por um revólver 38, estava consciente, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Dom Joaquim de Sombrio. Ele foi atingido no ombro e no pescoço.

Crime 3: Homicídio, 8 de junho, em Sombrio

Um rapaz foi morto por volta das 15 horas do dia 8, na estrada geral da comunidade de São Francisco, próximo a uma peixaria, interior do município de Sombrio. O jovem de 17 anos tinha passagens policiais, era natural do Rio Grande do Sul e foi baleado em frente à casa que estava residindo.

Crime 4: Dupla tentativa de homicídio e homicídio, 20 e 21 de junho, em Balneário Gaivota

Os crimes aconteceram no final da noite do dia 20 e início da madrugada do dia 21 de junho, no bairro Jardim Ultramar, em Balneário Gaivota, onde dois homens teriam chegado em uma casa de madeira atirado contra uma vítima fatal, que estava na frente da residência, entrado na casa e alveado mais duas vítimas. O jovem Iure Monteiro de Oliveira, de 19 anos, veio a óbito.

Crime 5: Tentativa de homicídio, 20 de junho, em Sanga da

Toca, Araranguá

Na noite do dia 20 de junho um homem teria dado entrada no Hospital Dom Joaquim de Sombrio, dizendo que estava urinado às margens da BR 101 na comunidade de Sanga da Toca, em Araranguá, quando dois homens de moto teriam atirado contra ele.

Assassinato de Everaldo Lacerda pode ter sido cometido pelo grupo

Ainda de acordo com o delegado Luis Otávio, os homens presos podem ter envolvimento com o assassinato da noite do dia 7 de maio, onde Everaldo Rodrigues Lacerda, de 43 anos, irmão do boxeador Casca, foi executado a tiros, em Sombrio. O crime ocorreu por volta das 22h30min, na casa da vítima, localizada na rua Altair Teixeira da Rosa, no bairro Nova Brasília.

Disputa de ponto de drogas motivou os crimes

Segundo o delegado, a principal motivação dos crimes tratasse de disputas por ponto de tráfico de drogas na região. As rixas seriam entre membros de uma facção criminosa de Santa Catarina, não tendo a participação de facções de fora do Estado.

“Essas mortes e tentativas de homicídio referem-se a discussões e brigas em Balneário Gaivota e Sombrio, por hora ligadas a grupo criminoso de Santa Catarina”, comenta o delegado, que ressalta que seria briga entre os próprios membros da mesma facção catarinense.

O delegado acredita que os dois revólveres municiados, apreendidos, podem ser as armas usadas para os homicídios e as tentativas de homicídios, eles serão enviados para perícia, onde será realizada a comparação balística. O delegado lembra que na madrugada do dia 21 de junho, quando aconteceu um homicídio e três tentativas de homicídio, em Balneário Gaivota, no Jardim Ultramar, também foi apreendido um revólver calibre 32, que no dia teria sido usado pelas vítimas, que revidaram e feriram na época um dos autores.

Os crimes do último fim de semana

Segundo delegado Luiz Otávio, na noite de sábado, dia 20, três homens estavam em uma casa de madeira do bairro, quando dois homens chegaram, para um acerto de contas. Ao chegarem na residência, os dois indivíduos atiraram contra um homem que estava na frente da casa, posteriormente os dois entraram na residência e efetuaram o disparo contra duas das vítimas que estavam dentro da casa, sendo que nesse momento, de dentro da residência, uma das vítimas, usando um revólver de calibre 32, revidou e acabou atingindo um dos autores.

Uma das vítimas que estava na casa ainda tentou fugir pelos fundos, mas acabou vindo a óbito a aproximadamente 150 metros do local, em um banhado, nos fundos da residência, onde foi encontrado na manhã de domingo, dia 21, por amigas que teriam ido à sua procura. Ainda na noite de sábado, as vítimas alvejadas na casa foram conduzidas para o Hospital Dom Joaquim de Sombrio, em estado grave, e posteriormente conduzidas para hospitais de Criciúma.

Bandido tentou criar um álibi           

O delegado revelou que a tentativa de homicídio em Sanga da Toca, em Araranguá, na noite de sábado, dia 20, contra um homem que urinava, foi uma tentativa de criar um álibi. Um dos autores do crime em Balneário Gaivota, que entrou na casa do Jardim Ultramar, para matar os três homens, que estavam na residência, acabou sendo atingido e também necessitou de atendimento médico, então foi levado por uma pessoa até o Hospital Dom Joaquim de Sombrio e inventou a tentativa de homicídio em Sanga da Toca,

De acordo com o delegado Luiz Otávio, o homem que criou o álibi foi um dos presos na manhã de sexta-feira em Balneário Gaivota. O delegado explicou para a reportagem que os homens presos no Balneário Gaivota seriam os dois mais perigosos do grupo.  A Polícia Civil ainda faz buscas, na tentativa de encontrar o quarto envolvido, que também está com mandado de prisão em aberto.

“Foi um trabalho de excelência da Polícia Civil, que contou com a participação da Policia Militar, no cumprimento dos mandados, por isso é importante deixar bem clara a importância do trabalho conjunto das instituições”, ponderou o delegado.

O major Luiz Paulo Fernandes comandante da 2ª da CIA de Polícia Militar também falou a respeito das prisões e do reforço que a PM de Balneário Gaivota recebeu nos últimos dias.

“A Polícia Militar tendo conhecimento dos homicídios e tentativas de homicídio ocorridos em Balneário Gaivota, intensificou o policiamento naquela cidade e com a troca de informações com a Polícia Civil tínhamos conhecimento que suspeitos dos crimes de homicídios, com mandados de prisão em aberto, estavam em Balneário Gaivota. Na manhã de sexta-feira, a PM então efetuou a prisão de um dos principais envolvidos nos crimes de Balneário Gaivota e Sombrio”, comentou o major.

   

PRF cumpre mandado de prisão expedido pela justiça gaúcha na BR 101 Próximo

PRF cumpre mandado de prisão expedido pela justiça gaúcha na BR 101

Polícia Civil de Turvo Prende Traficante Anterior

Polícia Civil de Turvo Prende Traficante

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.