• Sábado, 20 de Julho de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Unesc Profissões atrai mais de 200 escolas de toda a região

Geral

Unesc Profissões atrai mais de 200 escolas de toda a região

A edição de 2023 do Unesc Profissões encerrou com sucesso na noite de quarta-feira (1º/11), após contar com a participação de mais de 200 escolas públicas e privadas e a visitação de mais de cinco mil estudantes de toda a região ao campus. Durante esses dois dias, o evento ofereceu uma série de atividades projetadas para orientar os futuros acadêmicos na escolha do curso de  graduação ideal entre os mais de 60 oferecidos pela Universidade.

O evento acolheu estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de explorar os laboratórios de ensino e aprendizagem da Unesc, bem como as salas de aula e outros espaços da Instituição, desfrutando de experiências enriquecedoras, informações valiosas e um vasto leque de oportunidades proporcionadas pela Universidade. A experiência dos visitantes foi dividida em nove opções de trilhas de conhecimento.

Em cada trilha, os estudantes visitaram as instalações que abrigaram um conjunto de cursos, permitindo-lhes uma compreensão mais profunda das disciplinas, dos tópicos abordados durante a formação acadêmica, as perspectivas de carreira associadas a cada profissão e as  áreas de atuação.

Os guias estiveram à disposição para orientar os visitantes e conduzir aos espaços, garantindo que cada aluno pudesse explorar as áreas que mais lhes interessavam. Após a conclusão das trilhas, os visitantes foram encaminhados ao ginásio de esportes José Antônio Carrilho, onde encontraram estandes representando diferentes setores e experiências de entretenimento. Neste local, os participantes receberam orientações sobre formas de ingresso, incluindo informações sobre bolsas e financiamentos.

“Nossa Universidade representa um vasto universo de oportunidades. Nossos cursos foram meticulosamente organizados para receber a todos de forma adequada. Tenho plena confiança de que os estudantes que passaram por aqui encontraram a formação profissional que melhor atende às suas aspirações”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ainda durante a visita, foram oferecidos materiais de apoio abrangentes, abordando todas as opções educacionais disponíveis na Instituição e esclarecimentos de dúvidas sobre possibilidades de bolsas e financiamentos, incluindo o Programa Universidade Gratuita, sobre o qual a Central de Atendimento ao Estudante (Centac) esteve presente para sanar todas as dúvidas.

A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, destacou a importância desse momento, que conforme ela, foi muito especial. Ela observou que, além dos estudantes do Ensino Médio, muitas pessoas que já concluíram essa etapa da educação e buscam uma nova direção profissional também participaram da iniciativa.

“Foi gratificante testemunhar a realização dos sonhos das pessoas e saber que isso está se tornando realidade aqui na Unesc. Essa iniciativa representou uma chance de reintegração ao mundo do trabalho, tanto para aqueles que já possuem uma profissão e desejam uma mudança, quanto para os adolescentes que estão ingressando na fase cheia de sonhos, ansiosos para construir suas carreiras e explorar cursos que lhes causam  interesse. Essa é uma oportunidade para eles experimentarem e vivenciarem o que desejam para o futuro”, observou Graziela.

“Tivemos experiências maravilhosas. Vimos as pessoas com os olhinhos brilhando e entendendo que aqui na Unesc seus sonhos podem se concretizar. Foi realmente encantador”, acrescentou.

Na noite de quarta-feira, para encerrar em grande estilo, o evento contou ainda com apresentação da jovem cantora Carô Vilaça.

Experiência

Vindas da cidade de Rio Fortuna, localizada a 82 quilômetros de Criciúma, as estudantes Raissa Oliveira da Silva e Dyeli Flausino Floriano compartilharam suas impressões sobre a experiência. “Encontrei tudo extremamente fascinante. Há uma vasta gama de opções e pude descobrir inúmeras coisas novas”, expressou Raissa.

“Achei a experiência muito dinâmica, com áreas de estudo particularmente interessantes. O curso na área de comunicação chamou minha atenção”, complementou Dyeli, também da cidade de Rio Fortuna.

Wellitton Peruchi, veio da cidade de Forquilhinha, e descreveu a visita como uma experiência única. Ele tinha muitas dúvidas, mas, conforme ele, foram esclarecidas. “Durante a visita, eu tive a certeza do que desejo seguir, que é o curso de Educação Física devido à excelente estrutura oferecida”, observou.

O estudante de Criciúma Samiles Ruiz, também esteve presente no Unesc Profissões e descreveu a visão positiva da visita, considerando-a uma oportunidade valiosa para muitas pessoas. “Estou pensando em seguir uma carreira na área de fisioterapia”, adiantou.

A visita ao Unesc Profissões pôde ser realizada em grupos, com as escolas, ou até mesmo de forma individual. A Universidade também disponibilizou uma série de recursos diferenciados que os estudantes puderam explorar já no primeiro contato com a Instituição, tais como o Programa de Orientação Profissional (POP), o Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem  (Sama), Escritório de Relações Internacionais, Connect, Acolher, Secretaria de Diversidades, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), a Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; e Arte e Cultura.

Confira no link noticias.unesc.net/galeria-de-fotos/ todas as galerias de fotos dos dois dias de evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UNESC 

Helen Becker assume cadeira na Câmara de Araranguá Próximo

Helen Becker assume cadeira na Câmara de Araranguá

Briga, reconciliação e bebedeira: o que está por trás do homicídio de jovem no Sul de SC Anterior

Briga, reconciliação e bebedeira: o que está por trás do homicídio de jovem no Sul de SC

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.