• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Veja como os municípios da Amesc estão se preparando para a onda de frio

Geral

Veja como os municípios da Amesc estão se preparando para a onda de frio

A semana será de frio intenso em Santa Catarina e as baixas temperaturas requerem que os cuidados com a saúde sejam redobrados.

As previsões de temperatura são alarmantes e a Defesa Civil orienta a população a se preparar, se aquecer, dar mais atenção às crianças e idosos.

Alguns irão aproveitar as baixas temperaturas para o turismo, mas nem todos podem relaxar com as previsões.

Muito além do glamour de conhecer a neve ou se aquecer em uma lareira, muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade e outras tantas pessoas em situação de rua. Mesmo quem tem casa, pode não dispor de vedação, roupas ou cobertas suficientes. Para aqueles que não tem casa, o alerta é ainda maior devido ao risco de hipotermia.

Com o alarme dado por meteorologistas, Defesa Civil e pela Amesc, a grande maioria dos municípios da região está se preparando para dar uma melhor assistência a estas pessoas, com a distribuição de cobertores e abrigamento.

A reportagem do Portal Uaaau entrou em contato com os 15 municípios que compõem a Amesc e te conta as ações que estão sendo realizadas.

Maracajá

O Governo do Município de Maracajá, juntamente com o Departamento de Assistência e Bem-Estar Social e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil se reuniram na manhã de ontem para traçar estratégias de combate ao frio histórico.

Hoje será feito o levantamento das famílias em vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para saber quais necessitam de roupas de cama e de agasalhos.

A prefeitura alerta a população: “Caso alguém flagre um morador de rua ou pessoa que necessite de ajuda é só entrar em contato pelos telefones: Assistência Social (98827-0537) e Defesa Civil (98419-5029 e 98802-2395), que o resgate será realizado e a pessoas será assistida pelo município.”

Balneário Arroio do Silva

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) será ponto de apoio para pessoas em situação de rua durante o dia, onde será feito o acolhimento necessário, e à noite será disponibilizado transporte para os encaminhar para o Albergue São Marcos, em Araranguá.

A partir de hoje, a equipe de assistentes sociais estarão em campo realizando abordagens em pessoas em situação de rua, orientando sobre a previsão do tempo e sobre o ponto de apoio que será realizado no Centro de Referência.

Araranguá

A Administração Municipal de Araranguá informou que a Secretaria de Assistência Social e Habitação, está juntamente com a Defesa Civil e uma equipe técnica, orientando as pessoas em situação de rua e as famílias mais vulneráveis, para se proteger nos abrigos de acolhimento nestes dias de frio intenso que estão por vir.

Para maiores informações, entrar em contato com o Creas pelo telefone: 3521-3535, localizada na Av. Cel. João Fernandes, n° 649, bairro Urussanguinha.

Santa Rosa do Sul

O município está juntamente com a Defesa Civil para atender a população do município com relação ao frio, fazendo uma inspeção a tarde para acolher moradores de rua que, caso concordem, são encaminhamos a uma casa de passagem em Sombrio.

Neste inverno fizemos uma campanha de cobertor que arrecadamos em torno de 89 cobertas que foram doadas as pessoas que estão em vulnerabilidade social aqui do município. Com esta nova previsão, vamos comprar mais cobertas.

Sombrio

O Cras de Sombrio já viabilizou um local para o abrigamento das pessoas em situação de rua e está adquirindo mais cobertores. A Campanha do Agasalho deste ano arrecadou mais de 7 mil peças de roupas e o alerta para quem precisa de roupas é que o Cras disponibiliza agasalhos.

Durante as noites, o Creas vai fazer rondas para verificar se tem alguém dormindo nas ruas e encaminhar estas pessoas para esta casa de apoio.

Balneário Gaivota

A Prefeitura de Balneário Gaivota promoveu reunião na tarde de ontem para definir ações para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e para amenizar a chegada da onda de frio intenso na região.

"Quem puder, trazer um cobertor ou coberta, deixar no saguão da prefeitura amanhã, terça-feira,  será bem vindo." 

A Defesa Civil, por sua vez estará fazendo rondas para detectar situações de possíveis andarilhos ou moradores de rua e famílias.

Meleiro

O município informa que: "A princípio lançamos um desafio no grupo de secretários e comissionados  de Meleiro, pedindo que cada um doasse  um cobertor. Fomos prontamente atendidos e veremos outras formas de ajuda, na reunião que teremos no gabinete do prefeito em exercício Pedro Luiz".

Turvo

O município não está organizando nenhuma ação específica para a chegada do frio, mas informou que o projeto Doando com amor, faz a cobertura para as pessoas em situação de vulnerabilidade ao longo do ano, e a assistência social se mantém atenta a estas necessidades

Jacinto Machado

No município, a Secretaria de Assistência Social está arrecadando cobertores.

Morro Grande

O município informou que as ações já foram realizadas anteriormente com o frio intenso e que hoje será realizada uma reunião para definir as estratégias.

Timbé do Sul

Aqui, a campanha de distribuição de cobertores já começou. A decisão foi também a de remover famílias de casas em situação precária para um abrigo.

Passo de Torres

Passo de Torres intensificou a Campanha do Agasalho: “Está sendo veiculada em vários meios de comunicação a previsão de uma forte onda de frio que deve atingir toda região, está prevista para ser a mais fria dos últimos 90 anos. Por isso estamos nesta chamada pedindo a doação de cobertores e agasalhos quentes. As doações poderão ser entregues na secretaria de assistência, Rua 29 de Junho Nº 31, Bairro Progresso, próximo a Central Gás. Contamos com sua ajuda para que nenhuma família passe frio neste inverno!”

Mesmo com o frio intenso, a orientação para não ficar em locais fechados com aglomeração ainda é válida.

Para quem ainda não participou das muitas campanhas do agasalho que municípios e entidades da Amesc estão organizando, ainda dá tempo!

Ajude a quem mais precisa, doe amor.

Fonte: Potyra Pereira

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em setembro Próximo

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em setembro

Brasileiro Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surf Anterior

Brasileiro Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surf

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.