• Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Saúde
  3. Lacens terão diagnóstico para varíola dos macacos até final de agosto, diz ministro da Saúde

Saúde

Lacens terão diagnóstico para varíola dos macacos até final de agosto, diz ministro da Saúde

País possuí 2.747 casos confirmados da doença, segundo o relatório do Ministério da Saúde da última sexta-feira (12).

Com cerca de 2.700 casos confirmados, o Brasil deve conseguir diagnosticar a varíola dos macacos em todos os Lacens (Laboratórios Centrais de Saúde Pública) até o final de agosto, diz o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última sexta-feira (12).

De acordo com o ministro, o governo federal se antecipou à emergência de saúde pública de importância global declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em julho e articulou formas de lidar com a doença e receber pacientes no sistema público.

“Desde maio, quando surgiram os primeiros casos na Europa, o sistema único de saúde se preparou para enfrentar essa ameaça. Enfrentamos a emergência de saúde pública causada pela covid-19 e, desde o início, organizamos as estruturas dos laboratórios para fazermos o diagnóstico [da varíola dos macacos]”, informou.

O último relatório publicado pelo Ministério da Saúde informa que o País possui um total de 2.747 casos confirmados. Entre os Estados com mais infecções estão: São Paulo (1.919), Rio de Janeiro (314) e Minas Gerais (133). Em apenas duas semanas, o crescimento de notificações foi de 118,2%.

“Vale lembrar que a letalidade dessa doença [varíola dos macacos] é baixa, ou seja, a maioria dos casos é simples, de tal sorte que não é algo que se assemelhe à covid-19, apesar de ser uma emergência de saúde pública global reconhecida pela OMS”, informou o ministro.

Brasil tem 2.747 casos confirmados de varíola dos macacos – Foto: Divulgação/ND

O ministro da Saúde lembrou que a grande maioria de casos de varíola dos macacos acomete homens que fazem sexo com outros homens, e que o principal vetor de transmissão é o contato direto pele a pele ou pelas mucosas. “Isso é uma observação epidemiológica. Não tem cunho de estigmatizar cidadãos. Qualquer um pode adquirir”, complementou.

Outro ponto apresentado pelo ministro da Saúde é que o uso de preservativos não impede a contaminação pela varíola dos macacos. Dentre as principais características da enfermidade estão: febre, lesões de pele, ínguas e crostas. “Os indivíduos devem ficar isolados”, explicou Queiroga, que estimou em três semanas o período de convalescença.

O médico também afirmou que o tratamento da doença até o momento se dá pelo tratamento dos sintomas, enquanto medicamentos antivirais específicos contra a doença ainda estão sendo estudados.

SC anuncia plano de contingência

Santa Catarina anunciou, na última sexta-feira (12), as ações que serão adotadas no plano de contingência para prevenir aumentos de casos da varíola dos macacos.

SC tem 22 casos confirmados da varíola dos macacos – Foto: SESDF/Reprodução/ND

Santa Catarina tem 208 casos suspeitos da doença, dos quais 22 foram confirmados, 40 descartados e 146 estão em investigação, conforme informado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde).

O plano visa principalmente oferecer condições para identificação precoce da doença, evitando o alastramento nos públicos mais vulneráveis, que são crianças, gestantes e imunocomprometidos.

“Esse plano aponta para uma gestão harmoniosa com regras claras para cada esfera e construção de referências internas”, assinala o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Fonte: Agência Brasil

JBS oportuniza vagas de emprego: Terça-feira tem entrevista em Balneário Arroio do Silva Próximo

JBS oportuniza vagas de emprego: Terça-feira tem entrevista em Balneário Arroio do Silva

SC ganha mais um candidato ao governo Anterior

SC ganha mais um candidato ao governo

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.