• Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Museu Virtual de Turvo estará disponível ao público em geral a partir desta terça-feira

Turismo e Gastronomia

Museu Virtual de Turvo estará disponível ao público em geral a partir desta terça-feira

O Projeto de lançar um museu virtual era um antigo sonho do ex secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Turvo, Jair Toreti. Com a Lei Aldir Blanc, o sonho começou a se tornar realidade. A partir desta terça-feira, 29/12/2020, o site do museu estará aberto ao público. “Com o pouco tempo que tivemos e dentro dos recursos disponíveis, disponibilizamos ao público um pouco da história da cidade e do acervo do museu Histórico Lourenço Manenti” comenta Jair. “Aos poucos, o museu virtual poderá ter recursos audiovisuais, visitas virtuais e muitas outras informações, coisas que eu tenho certeza que a nova diretora de cultura dará continuidade, pois trata-se de um lindo projeto para a cidade e região, além de poder mostrar para todo o mundo nossas riquezas culturais e patrimoniais” finaliza ele.

A concretização do projeto teve a importante participação da historiadora Thais Gomes, que pesquisou a história do município desde os indígenas. “Foi um trabalho inédito na minha carreira, que me trouxe ainda mais aprendizado, não só sobre a cultura italiana, mas também sobre detalhes na colonização da região sul do Brasil, além da experiência de participar do projeto de um museu virtual”, diz ela.

Já a coordenadora do museu físico da cidade, Maria Ivete Favarin Pescador, foi peça fundamental na descrição de todo acervo publicado. Há 12 anos à frente do museu, Ivete conhece a história de cada peça exposta e foi uma das responsáveis pela catalogação dos objetos do museu físico. “Foi uma honra fazer parte desta equipe, uma experiência diferente e que enriqueceu ainda mais meus conhecimentos” comenta ela.

O projeto teve o apoio da Secretaria de cultura, esportes e turismo de Turvo e contou ainda com a participação de Paulo Evaristo Veiga Souza, desenvolvedor do site; Diogo Souza de Mattos, estagiário e digitador do conteúdo e Patrícia Dandolini, assessora de comunicação da prefeitura.

Auxílio emergencial: 3,2 milhões de pessoas irão receber o benefício Próximo

Auxílio emergencial: 3,2 milhões de pessoas irão receber o benefício

'' presente de grego '' deste fim de ano Anterior

'' presente de grego '' deste fim de ano

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.