• Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
  1. Home
  2. Moda e Beleza
  3. A moda e sua relação com a Amazônia

Moda e Beleza

A moda e sua relação com a Amazônia

Frequentemente chamada de “pulmão do planeta”, a Amazônia é o centro da Terra, gerando mais de 20% do nosso oxigênio. Enquanto o planeta experimenta um colapso climático, não há lugar mais importante do que a floresta que está em chamas. Cientistas estão preocupados que a floresta tropical está se aproximando de um “ponto de inflexão irreversível”, estimando que, desmatada uma área de 40% da floresta, o restante não consegue sustentar o funcionamento de um ecossistema de uma floresta tropical e, nesse cenário, parte da floresta viraria cerrado.

Em meio ao caos, a Fe Cortez, ativista e idealizadora do movimento Menos um Lixo, trouxe sugestões de atitudes que podemos ter para reduzir o impacto e contribuir com o planeta, algumas dessas, envolvendo a moda.

1. Reduzir o consumo de carne vermelha - a principal causa da devastação das florestas é a pecuária. O agro é tóxico e responsável por um desmatamento expressivo das nossas florestas. De nada adianta ser #PrayForAmazon enquanto corrobora com a morte que está bem no seu prato, e logo, o couro descartado vira roupa.

15 marcas, como Timberland, The North Face, Kipling, e Vans, decidiram não continuar se abastecendo de couro e curtumes do Brasil “até que haja segurança de que os materiais usados nos produtos não contribuam para o dano ambiental no País”.

2. Evitar descartáveis - 35% dos descartáveis são descartados em menos de 20 minutos e ficam no planeta por mais de 400 anos. O Brasil é o quarto maior produtor de plástico do planeta e recicla 1,28% disso.

Você já parou pra pensar em quantos hábitos abandonamos por causa do plástico? Nos anos 70, as sacolinhas todas eram de papel. Grandes empresas, como a CocaColla, vendiam em garrafas de vidro retornáveis, o varejo exterior já retornou com essa iniciativa. No Brasil, a baims, marca de cosméticos naturais, tem embalagens (lindas, aliás) feitas em bambu e retornáveis, a Axe e a Dove do grupo Unillever começaram a vender desodorantes em refil, com uma lata que pode durar até 8 anos. Algumas outras marcas, como Mac, Quem disse, Berenice?, e The Beauty Shop fazem com que você compre X número de produtos e retornando as embalagens você ganha outro.

A Meraki, marca regional, mas com e-commerce para todo Brasil, além de camisetas personalizadas sustentáveis, trabalha com Eco Produtos, desde discos demaquilantes reutilizáveis, a filtros de café e sacos de hortifruti.

3. Consumo Consciente - escolher marcas com responsabilidade socioambiental é uma atitude fundamental com o meio ambiente e o ser humano. Minha dica é acompanhar a @ahlma.cc, marca própria com produção consciente, cheia de conteúdo e que ainda impulsiona e colabora com tantas outras marcas.

Para quem é de Criciúma e região, o Coletivo Amas (@coletivoamas), é uma loja colaborativa que reúne 40 marcas com propósito. Iniciativa linda da nossa terra que vale conferir!

Motivação Financeira Próximo

Motivação Financeira

Pré-Baile: A festa! Anterior

Pré-Baile: A festa!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.