• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Campanha começa hoje para valer

Política

Campanha começa hoje para valer

Começa hoje campanha eleitoral com vistas ao pleito de 2 de Outubro em todo o país. Os brasileiros vão às urnas para eleger um presidente da República e seu vice, 27 governadores e seus vices, 27 senadores, 54 suplentes destes, 513 deputados federais e 1059 deputados estaduais. Neste contexto, Santa Catarina elegerá um governador e um vice, um senador, dois suplentes, 16 deputados federais e 40 estaduais. No que diz respeito a eleição presidencial e para o governo estadual, caso nenhum candidato alcance no primeiro turno 50% dos votos, mais um, haverá nova eleição entre os dois mais votados no dia 30 de Outubro.

Depois de um longo rito, iniciado em outubro do ano passado, várias etapas objetivando a eleição deste ano foram ultrapassadas. Hoje, dia 16 de agosto, começa a campanha propriamente dita, com a possibilidade de que os até então pré-candidatos já sejam chamados de candidatos, promovendo reuniões e encontros como tal, distribuindo santinho, e pedindo voto explicitamente aos eleitores. A propagando eleitoral também é ostensiva à internet e aos periódicos impressos a partir desta terça-feira. Em linhas gerais, a campanha estará na rua.

Em nossa região, 15 candidatos estão disputando o pleito eleitoral deste ano. Além de Jorge Boeira (PDT), que postula o Governo do Estado, temos as candidaturas a deputado federal de Alex Bristot (PSB), Cíntia Etchnandy (Rep), Diego Pires (PDT), Jefferson Cardoso (PTB) e Karine Rafael da Rosa (Pode), e as candidaturas a estadual de Andressa Ribeiro (PL), Bia Borges (Novo), Emerson Rocha (DC), Glauter Soares (PT), João Cechinel (PTB), José Milton Scheffer (PP), Marcelo Amaral Fontoura (PRTB), Marco Antônio Mota, o Motinha (Rep), e Tiago Zilli (MDB).

Boeira já foi deputado federal quatro vezes. Zé Milton é deputado estadual atualmente, e postula o quarto mandato. Diego Pires é vereador em Araranguá. Motinha já foi vereador, também em Araranguá. Tiago Zilli foi vice-prefeito e prefeito de Turvo. Alguns dos demais candidatos já disputaram eleições, mas não alcançaram o intento da eleição.

Jorginho abrirá espaço para viúva de Luiz Henrique

De olho no voto dos emedebistas, senador Jorginho Mello (PL) vai se licenciar de suas funções no Senado Federal por quatro meses. Em três meses deste período quem assumirá suas funções é sua primeira suplente, Ivete Appel Silveira (MDB), viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB). Os outros trinta dias serão destinados ao segundo suplente, Beto Martins, que é filiado ao PL de Jorginho Mello. Além do MDB, Jorginho também tem investido muito mas bases do PSDB, partido no qual foi filiado por vários anos. Basicamente, sua estratégia é a de capilarizar sua campanha ao governo, objetivando torna-lo suprapartidário. A grande dificuldade deste projeto é conseguir conciliar o perfil bolsonarista, até agora apresentado por Jorginho, com o pensamento social-democrata que norteia tanto o MDB quanto o PSDB catarinense. Todavia, não custa tentar.

Região conta com mais uma candidata

Podemos de Maracajá lançou candidatura a deputada federal de Karine Rafael da Rosa, que é natural de Imbituba, mas que reside e possui família no município. O partido local foi instigado a lançar uma candidatura feminina à Câmara Federal e topou o desafio. Tratou-se do último nome a ser divulgado dentre os que disputarão a eleição deste ano em nossa região. De acordo com o ex-vereador e secretário geral do Podemos de Maracajá, Geraldo Leandro, Karine fará dobradinha com o candidato a deputado estadual Camilo Martins, de Palhoça. O Podemos é um dos partidos que dá sustentação ao projeto de reeleição do governador Carlos Moisés da Silva (Rep). Com isto, ele passa agora a ter cinco candidatos proporcionais em sua base de apoio em nossa região. Os outros quatro são Cíntia Etchnandy (Rep), Emerson Rocha (DC), Marco Antônio Mota, o Motinha (Rep), e Tiago Zilli (MDB).

Auxílio Taxista começa a ser pago com parcela dobrada Próximo

Auxílio Taxista começa a ser pago com parcela dobrada

IFC Campus Avançado Sombrio oferece 120 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio Anterior

IFC Campus Avançado Sombrio oferece 120 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.