• Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Celebração em Hercílio Luz marca o início da programação da 176° Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos homens

Uaaau Show

Celebração em Hercílio Luz marca o início da programação da 176° Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos homens

É na comunidade de Hercílio Luz que o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens dará início à programação da festa da padroeira em 2024. A Santa Missa será nesta terça-feira (20) às 19h30. Uma caravana deixará o Santuário meia hora antes rumo à comunidade histórica.

O motivo da celebração na localidade, que fica do outro lado do rio, está ligado à história já que a imagem de Nossa Senhora chegou no município por meio das águas do Rio Araranguá em uma embarcação de nome “Jovita” em 1872, passando primeiramente no distrito de Hercílio Luz.

Passados 24 anos da criação da Freguesia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em 04 de maio de 1848, chegava finalmente do porto de Laguna, a obra de arte sacra que foi prometida à comunidade conforme os registros do bispado do Rio de Janeiro.

”Prometi aos alferes Lino e outros, de lhes mandar do Rio de Janeiro uma boa imagem da Mãe Dos Homens para orago da capela”, registro de janeiro de 1816 de Dom Coutinho do Rio Grande, em visita ao sul do Brasil.

Missa em Capão da Canoa marcará homenagem e convite aos devotos do Rio Grande do Sul

Todos os anos Araranguá recebe romeiros de diversas partes do Brasil, sendo os gaúchos a presença mais constante. Uma forma de ampliar a dimensão da festa será cruzar a divisa do estado para celebrar no município de Capão da Canoa, Litoral Norte gaúcho, uma missa em preparação para a festa.

“O encontro será na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, a igreja matriz da cidade. Sempre temos devotos gaúchos visitando nosso Santuário e lá em Capão da Canoa neste ano temos um grupo de noveneiros”, explica o pároco e reitor do Santuário, Jonas Emerim Velho.

A missa na igreja matriz de Capão da Canoa será nesta quinta-feira (22) às 19h30 com a presença do reitor do Santuário de Araranguá, Pe Jonas.

Vila Verde acolhe o 1° Tríduo da festa neste fim de semana

A imagem peregrina (réplica) de Nossa Senhora Mãe dos Homens começa sua jornada pelas comunidades, a primeira parada será na igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, na Vila Verde, sexta-feira (23) às 19h com acolhida da imagem e logo mais às 19h30 missa e ação social.

- No sábado (24) haverá missa na comunidade às 19h30.
- No domingo (25) haverá Missa Solene às 10h30

Na próxima semana, na quinta-feira (29), será a vez de mais uma celebração fora de Araranguá, com missa na empresa Destak em Criciúma, às 19h30.

“Desejamos que as caravanas sejam repletas de muita alegria e espiritualidade, para que todos nós possamos seguir os passos de Maria e Jesus, Aquele que é o caminho, a verdade e a vida”, enfatiza Pe. Jonas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Vereador Jorge da Cruz aprova moção de reconhecimento aos Órgãos de Segurança Pública de Araranguá Próximo

Vereador Jorge da Cruz aprova moção de reconhecimento aos Órgãos de Segurança Pública de Araranguá

Homem é preso por não pagar pensão alimentícia em Meleiro Anterior

Homem é preso por não pagar pensão alimentícia em Meleiro

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.