• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Laboratório cuida da qualidade da água fornecida aos usuários

Geral

Laboratório cuida da qualidade da água fornecida aos usuários

Araranguá

Consciente da responsabilidade de proporcionar captação, adução, tratamento e distribuição de água para milhares de consumidores, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá intensifica uma série de ações visando garantir aspectos essenciais como qualidade, quantidade, continuidade e controle operacional. Uma destas iniciativas é a manutenção do laboratório que faz monitoramento físico-químico e bacteriológico da água distribuída para a população. Assim, coletas e análises periódicas são realizadas, gerando dados que servem para subsídio interno, relatórios encaminhados para a vigilância sanitária e também fornecidos aos clientes do SAMAE, por meio de informações mensais contidas nas faturas mensais.

A química do SAMAE, Fernanda Fernandes observa que, este processo atende preceitos da Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, a qual estabelece a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas, os parâmetros e os limites permitidos que precisam ser analisados. “O SAMAE de Araranguá analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. Além disso, os operadores de ETA fazem a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez. O SAMAE também realiza em seu laboratório próprio, localizado junto à Estação de Tratamento de Água III, as análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada.

De acordo com Fernanda, nas ETA’s são coletadas mensalmente 9 amostras de água tratada e uma amostra de água bruta. “Com essas amostras de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos”, afirma.

A química também revela que, em todo o município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. Por meio de um laboratório terceirizado são realizados ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SAMAE - João Carlos Silva 

PM prende jovem com mais de 70 comprimidos de ecstasy no Jardim das Avenidas Próximo

PM prende jovem com mais de 70 comprimidos de ecstasy no Jardim das Avenidas

Araranguá: Muro do Cemitério Cruz das Almas recebe reforma Anterior

Araranguá: Muro do Cemitério Cruz das Almas recebe reforma

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.