• Domingo, 20 de Junho de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Retomada de eventos em SC terá regras especiais contra Covid-19; veja detalhes

Imprensa livre

Retomada de eventos em SC terá regras especiais contra Covid-19; veja detalhes

Reunião de grupo que discute medidas para criação de protocolo foi realizada nesta quinta-feira (10).

A criação de um protocolo que visa à retomada de eventos avança em Santa Catarina. Entre as medidas, estão o rastreamento e a notificação de casos de Covid-19 entre os participantes.

Nesta quinta-feira (10), o comitê que discute as medidas, formado pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), além de representantes de entidades do segmento, se reuniram mais uma vez, mas de forma virtual.

A empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur foi apresentado ao grupo.

A realização de eventos-testes foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) como uma possibilidade para o segundo semestre, já que a vacinação tem avançado no Estado, com previsão para vacinar toda a população adulta até o fim de outubro de 2021.

O primeiro show com distanciamento social e medidas contra Covid-19 durante a pandemia foi realizado no Reino Unido, em agosto de 2020.  Cerca de 2.500 pessoas se reuniram para assistir à apresentação.

Como funcionará a rastreabilidade

A startup Smart Tour, empresa de Florianópolis, apresentou detalhes de como funcionará a plataforma Smart Tracking, que estará conectada ao “Evento Seguro”, durante a retomada das atividades do setor no Estado.

Pela plataforma, o usuário que estiver presente em um evento realizará um “check-in” e, conectado diretamente com a SES, será notificado caso tenha estado próximo de alguém positivado com a Covid-19.

Ainda em processo de contratação, a empresa realizará, com o segmento de eventos e também a Santur e a SES, os ajustes necessários para o aperfeiçoamento até o momento dos eventos-testes.

“Estamos avançando de forma conjunta, como deve ser, com todos os cuidados possíveis. Estamos juntos da Saúde e, em breve, com a UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina], para nos cercar o máximo possível durante esses eventos-testes”, comentou o presidente interino da Santur, Renê Meneses.

“Essa é uma prioridade da Santur e também do governador Carlos Moisés, que deseja retomar esses eventos para beneficiar o turismo e também a nossa economia”, completou.

Além disso, um Termo de Cooperação será formalizado pelo governo do Estado para poder contar com a expertise científica da UFSC, ao longo de todo o processo dos testes: pré, durante e pós.

De acordo com o governo, a realização dos eventos-testes depende do panorama da pandemia em Santa Catarina. Ao todo devem ser cinco testes: um congresso, um evento cultural, uma feira, um jantar e uma atividade esportiva.

Entenda os protocolos

Dentro das exigências do protocolo ainda em formulação, estão previstas  a obrigação da comprovação da vacina, apresentação do exame antígeno nas 24 horas anteriores ao evento, o uso de máscara (N-95 ou PFF2), a assinatura de termo de consentimento, distanciamento (que pode variar de acordo com o evento) e teste antígeno pós-evento.

Veja os presentes no encontro

Além da Santur, da SES e da Vigilância Epidemiológica do Estado, estiveram presentes diversas entidades. Confira:

Abeoc-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos);

Abrape-SC (Associação Brasileira de Promotores de Eventos);

Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios);

Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina;

Floripa Convention/Fortur;

Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes);

Senac;

Fecomércio-SC;

Abraceo (Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor).

Fonte: ND Mais 

Junta de Serviço Militar convoca jovens nascidos em 2003 para se alistar Próximo

Junta de Serviço Militar convoca jovens nascidos em 2003 para se alistar

Casal preso após morte da filha bebê é indiciado no Sul de SC Anterior

Casal preso após morte da filha bebê é indiciado no Sul de SC

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.